quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ELEIÇÕES ITATIAIA - JUIZ TIRA PMDB DA COLIGAÇÃO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO QUE APOIA O PREFEITO YPÊ



O juiz da 198ª Zona Eleitoral de Resende, Thiago Gondim de Almeida Oliveira, responsável pelos registros de candidatura em Itatiaia, excluiu da coligação "Trabalho e Desenvolvimento" os cinco candidatos do PMDB. Motivo: segundo a sentença, "a Comissão Provisória do PMDB não possuía legitimidade, visto que substituída pela Direção Estadual do mesmo partido, com data retroativa ao dia 06/06/2012".
A decisão, contudo, ainda não tinha se refletido nos resultados de registro de candidatura no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Até, por volta das 18 horas do dia 02/08/12, os nomes dos candidatos do PMDB na coligação "Trabalho e Desenvolvimento" apareciam com a situação "aguardando julgamento", a mesma em que se encontra o candidato do mesmo partido registrado na coligação "Mudança de Verdade".


A situação de Cristian de Carvalho Soares, candidato a vice na chapa da coligação "O Futuro é Agora", permanece inalterada. O registro de Cristian continua com o status "Aguardando Julgamento". A decisão do juiz Thiago Gondim não menciona a chapa majoritária - embora a coligação também mencione o PMDB, na ficha de registro de candidatos.
Além disso, Cristian - que apareceu na convenção que decidiu pela candidatura de Cristian como filiado ao PMDB - declara em sua ficha de registro de candidatura ser filiado ao PP, mesmo partido do candidato a prefeito da chapa, Luiz Carlos Ypê.

Entenda o caso
A convenção, em 30 de junho, tinha oficializado uma aliança entre PP, PMDB, PSC, PTdoB e PSD. Cristian se filiou à legenda no início de outubro do ano passado, no limite do prazo de um ano de filiação partidária para participar da disputa em outubro deste ano.
O PMDB, porém, passou por uma reviravolta. A Comissão Executiva Provisória que dirigia o partido em Itatiaia foi cassada e em seu lugar entrou outra direção, sob a presidência de Luiz Albertassi Spacoski, como consta do site do TRE. A decisão da direção estadual era retroativa a 6 de junho.
Esse novo grupo fez um adendo à ata da convenção e desfez a coligação com o PMDB para a eleição majoritária, aliando-se ao PDT e indicando Vander Leite Gomes, vereador e integrante da nova Executiva, para ser o vice da chapa encabeçada por Eduardo Sancler (PDT).
Com isso, a coligação da chapa encabeçada por Ypê ficou com PP, PSD e PT do B - o PSC também despareceu da aliança - e o peemedebista Cristian teve sua candidatura a vice pela coligação de que seu partido original se afastou registrada como se ele fosse filiado ao PP.
A origem da mudança na Comissão Executiva Provisória do PMDB de Itatiaia está no posicionamento do vereador Vander Leite e de seu grupo político em relação ao prefeito Luiz Carlos Ypê.
Vander faz oposição ao prefeito, enquanto a ala representada pela Executiva que foi destituída está ao lado do prefeito. Apesar da divergência, Vander Leite tinha, por acordo, uma vaga garantida na lista de candidatos a vereador.
Vander afirma que, quando foi feita a convenção, com a participação dele, a relação de candidatos a vereador não tinha seu nome. Ele, que já vinha mantendo conversas com o PDT, fez contato com Luiz Albertassi, que conseguiu o apoio de lideranças estaduais do partido e obteve a mudança na Comissão Executiva Provisória.

Fonte: DIÁRIO DO VALE



Nenhum comentário:

Postar um comentário