quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ITATIAIA ELEGE AS DUAS PRIMEIRAS MULHERES VEREADORAS


A lei eleitoral exige que todo partido ou coligação tenha pelo menos 30 por cento de mulheres em suas listas de candidatos, o que significa que, em média, de cada dois homens tem que ter uma mulher concorrendo. Isso mostra uma parte do fracasso nas urnas de algumas mulheres, que entram na política mais para que os partidos ou coligações cumpram a lei, e acabam nem pedindo votos ou participando da campanha.
No oposto, e com grande sucesso de votação, algumas mulheres fizeram bonito este ano, e duas foram eleitas pela primeira vez na história de Itatiaia para a Câmara de Vereadores: Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (uma referência a seu marido, o professor de judô e dono da maior academia de ginástica da cidade), que teve a segunda maior votação desta eleição, com 769 votos, e Maria José Paiva Silva Diniz, a Maria José, da região de Maromba e Maringá, que teve 547 votos e é viúva do ex-presidente da Câmara, Ronaldo Moreira Diniz, falecido em agosto de 2010. Antes, só uma mulher tinha passado pelo Legislativo, Leila Maria Lemos Sant'Anna, que assumiu no lugar do vereador titular, Vitor Márcio Alves Tavares, que se afastou para assumir uma supersecretaria na prefeitura durante o governo do ex-prefeito Almir Dumay, mas pegou o cargo de volta pouco tempo depois.
Andréa do Dilino e Maria José: as duas primeiras mulheres eleitas para a Câmara Municipal de Itatiaia
Quando questionadas sobre a sensação de serem as primeiras mulheres eleitas na história política de Itatiaia, Andréa e Maria José são unânimes na resposta: “emocionadas”. Ambas prometem honrar os votos e fazer a diferença na Câmara Municipal.
– Nossa eleição mostra o desenvolvimento e progresso das mulheres de Itatiaia, que são muito importantes para o município – comentou Maria José.
Quando perguntadas sobre o resultado nas urnas, as vereadoras eleitas dizem, com modéstia, que não esperavam uma votação tão expressiva. Andréa credita sua vitória ao fato de realizar ações sociais há muitos anos e por ser muito conhecida da população. Já Maria José agradece aos amigos e ao prefeito reeleito, Luis Carlos Ypê, que a ajudaram durante toda a caminhada pela vitória, e que, segundo ela, foi árdua.
Para as duas parlamentares, que terão mandato de 2013 a 2016, a presença de lideranças femininas na política de Itatiaia é muito importante, pois a mulher tem uma forma única de pensar sobre alguns aspectos da vida, como saúde, família e o lar. “Com vinte e três anos de emancipação, Itatiaia nunca teve uma mulher eleita, sendo que todos os outros municípios do estado já tiveram, e a visão da mulher é diferenciada, uma visão mais acolhedora, de comprometimento e respeito”, disse Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário