segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ITATIAIA - REUNIÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


Prefeitura quer a participação da população
 em elaboração do plano


Divulgação
Secretário afirmou que participação da população é de grande importância
Domingos: Secretário afirmou que participação da população é de grande importância

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Domingos Baumgratz, a participação da população é uma parte importante da elaboração do plano Municipal de Saneamento Básico e por isso, a prefeitura vem realizando uma série de seminários e audiências públicas para apresentar as propostas do plano e ouvir a opinião dos moradores.
Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, sempre a partir das 18h, serão realizadas reuniões públicas para mostrar o estudo sobre saneamento, realizado no município, e apresentar as propostas do plano. Na região central, no dia 29, a reunião será no teatro municipal; em Penedo, no dia 28, a apresentação será no Clube Finlândia, e no dia 27, será a vez dos moradores da região de Maromba e Maringá participarem, na Escola Municipal de Maromba.
Ainda segundo domingos, a elaboração do plano de saneamento visa melhorar os serviços de infraestrutura e instalações de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, limpeza urbana e o descarte do lixo doméstico no município.

- É um plano que já vem sendo elaborado há algum tempo, mas o processo andou paralisado devido ao período eleitoral. Mas a elaboração teve início em 2010 quando se firmou a parceria com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). É um trabalho bastante burocrático e tivemos que lidar com a fragilidade da prefeitura nesse aspecto, mas está sendo bem feito - comentou.

Diagnóstico da situação foi feito, segundo secretário
O secretário contou que diversas reuniões com a participação da população foram realizadas e levantaram um diagnóstico da situação do saneamento no município e a partir deste diagnóstico, foram escritas propostas para a implantação do plano.

- Essas reuniões finais serão importantes para os moradores tirarem suas dúvidas. Lá, estarão representantes da Prefeitura, da empresa Serenco e do Governo do Estado. Se algumas situações forem colocadas pela população e o grupo de trabalho concordar, esses representantes farão a mudança no documento - disse.
Ainda de acordo com Domingos, as três reuniões serão realizadas para a finalização do plano, que será apresentado em uma audiência pública, no dia 19 de dezembro, na Casa da Cultura, no Centro.
Todo o trabalho de elaboração das propostas do plano de saneamento está sendo feito em parceria com o governo do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que contratou uma empresa que desenvolve estudos nas áreas de saneamento e de hidráulica. Segundo o secretário, além da prefeitura estar atenta à qualidade de vida da população, o plano de saneamento está sendo elaborado, cumprindo uma determinação de um decreto (nº 7.217/2010) que determina que a partir de 2014 o acesso a recursos da União, quando destinados a serviços de saneamento básico, estará condicionado à existência de um plano de saneamento básico nos municípios.
- Ainda temos um longo caminho pela frente que sabemos, exigirá bastante esforço e dedicação de todos - finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário