sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

REGIÃO TURÍSTICA DAS AGULHAS NEGRAS ESTÁ LOTADA PARA O CARNAVAL



RESENDE / ITATIAIA / VISCONDE DE MAUÁ
A região das Agulhas Negras tem como tradição, faça chuva ou faça sol, acolher turistas de diversas partes do Brasil e até de outros países nesta época do ano. Itatiaia, por exemplo, é um dos municípios que já se consolidaram como um dos principais destinos turísticos do país. As razões são muitas: natureza privilegiada, boas opções de passeios, grande variedade de bares, restaurantes e artesanato, entre outros.
De acordo com a secretaria de Turismo a expectativa de visitantes na cidade durante o período de carnaval é de mais de 6,5 mil pessoas, número que representa a quantidade de leitos distribuídos por Itatiaia.
Os locais mais procurados são Penedo, Maromba e Maringá e no final da tarde de ontem foi registrada, pela administração de hotéis e pousadas, a totalidade de ocupação.
Os registros foram concedidos pelos estabelecimentos do ramo de hotelaria e pousadas da região: Vivenda Penedo está lotado de sexta-feira até a quarta-feira de Cinzas; Serra de Penedo está na mesma situação e comemora; Pousada Cantinho Suíço revelou que também encontra-se lotada; Pousada do Lago informou que desde dezembro de 2012 as reservas foram feitas, portanto, lotado para a ocasião desde o final do ano passado e a Pousada Penedo, está lotada até sábado de carnaval.
A apuração mostrou que os empresários do ramo não têm do que reclamar, pois mesmo com as chuvas intermitentes que caem há cerca de um mês, ainda assim os turistas apostam na região como uma das melhores opções para passar o carnaval.
Além daqueles que se hospedam nos hotéis e pousadas, existem aqueles turistas que optam por ficar em casas de parentes e amigos, além dos visitantes que estão de passagem pela região.
“Os atrativos são muitos, Itatiaia é o local ideal para ter um momento de descanso, diversão e passeio. São opções de cultura, natureza e gastronomia”, explicou a secretária de Turismo de Itatiaia, Roberta Dias de Oliveiralembrando que por conta da proximidade entre as localidades, os turistas podem ficar hospedados em uma região e visitar o município todo. A distância entre o centro da cidade e Penedo é de sete quilômetros e de Penedo até Maringá de vinte e oito quilômetros.

BOX
Opções para os turistas:
As opções no município para moradores e turistas são as mais variadas: Visitas ao Parque Nacional do Itatiaia, banho de cachoeira, passeios a cavalo, museus, baile na colônia finlandesa de Penedo, ateliê de artes, lojas de artesanatos típico e locais, restaurantes e bares.
O Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro criado do Brasil, abriga o Centro do Visitante, onde são exibidas exposições de exemplares da fauna e flora da região. O local também conta com um mirante, piscina natural, picos, morros, prateleiras, lagos, rios e seis cachoeiras, sendo a mais famosa a Cachoeira Véu de Noiva.
Penedo, outra opção de passeio, é conhecida por ser a única colônia finlandesa no Brasil, e suas tradições são mantidas através do Museu Eva Hildén da Cultura Finlandesa de Penedo, pelo baile típico no Clube Finlândia, que acontece inclusive no sábado de carnaval, por restaurantes e pelos artesanatos típicos da colônia.
Outro ponto que merece destaque no bairro é a natureza representada pelo Pico do Penedinho, onde se avista toda a colônia, e as quatro cachoeiras localizadas no Alto Penedo, como por exemplo, a Cachoeira de Deus e o Poço das Esmeraldas. Mas não para por aí: Há também locais bastante procurados pelos turistas, como a Casa do Papai Noel, onde moradores e turistas podem conhecer o bom velhinho e curtir as lojinhas com produtos variados. O espaço ainda oferece ateliês de artes, bares e uma infinidade de restaurantes.

Já a região de Visconde de Mauá, onde estão localizados as Vilas de Mauá, Maringá e Maromba, também guarda suas belezas e é ideal para quem quer curtir um contato direto e único com a natureza, sem perder o conforto e apreciando uma boa gastronomia. São onze cachoeiras, a mais visitada é a cachoeira do Escorrega com um tobogã natural, também tem as opções de passeios ecológicos e de aventuras, bares e restaurantes, alguns com música ao vivo durante o almoço e jantar, além da visitação à Igreja de São Miguel, em Maromba, e aos Museus Bühler e Duas Rodas.


Comunidades organizam retiros durante o carnaval

FOTO: CHICO DE ASSIS
Longe da folia do carnaval, resendenses se juntam a natureza para louvar a Deus

RESENDE
Quem não deseja passar o carnaval na folia, já pode procurar nas comunidades do município os tradicionais retiros espirituais de carnaval. Este ano algumas igrejas tradicionais católicas que promoviam retiros ficaram de fora, mas apoiando algumas paróquias que optaram por manter a tradição.
No Colégio Olavo Bilac, por exemplo, são mais de 20 anos dedicados aatividade de retiros espirituais nesta época do ano. Segundo Ricardo Ferreira, um dos coordenadores do retiro, o evento denominado Ruah de Deus está na 21ª edição, e seguindo o cronograma habitual, tem missa com o Padre Alexandre na abertura, “A abertura do retiro será no sábado, 9 de fevereiro, a partir das 18 horas com uma missa celebradano Colégio Olavo Bilac. O retiro continua no domingo de 13 horas até às 21 horas, com tarde de louvor, pregações, entre outras atividades. O mesmo irá ocorrer na segunda-feira de carnaval e finalizamos na terça com a missa de encerramento, às 19 horas”, informou.
A comunidade Brilho da Sagrada Família, também está entre as comunidades que tem tradição na promoção de retiros espirituais durante o carnaval. Este ano o retiro está na 6ª edição e tem início no sábado de carnaval, 9 de fevereiro, às 15 horas e só termina na terça-feira às 16 horas,  na Casa de Nazaré na Vila de Maringá na região de Visconde de Mauá. Segundo a organização, os participantes terão direito a café da manhã, almoço e jantar, além de um leque de atividades a ser desenvolvidas durante o evento, como, palestras, orações e dinâmicas de grupo. O valor é de 70 reais por pessoa.
A Sagrada Família fica situada à Rua do Rosário, 1131B, Centro, Resende/RJ.
O retiro da Igreja Metodista vai acontecer na Serrinha - Pedra Sonora, no Acampamento Metodista a partir do dia 8 de fevereiro, sexta-feira e só termina no dia 13. Segundo os organizadores, os participantes irão se juntar para estudar a Palavra de Deus e o tema deste ano é Procurar.
Na comunidade São Francisco, o retiro começa no dia 10 de fevereiro e só termina no dia 12. A programação diária tem início às 14 horas e termina às 17 horas. No domingo a abertura será feira pelo Encontro da Legião de Maria com o Padre João Marcos. A Comunidade NossaSenhora das Graças da Vicentina, participa do retiro através da palestra Infância Missionária, a ser realizada na segunda-feira. No último dia, terça-feira, tem aparticipação da Comunidade São José Operário, com o debate sobre o Evangelho de Lucas pelo m Padre Colistete.



Fonte: www.avozdacidade.com


TV RIO SUL  RJTV 07/02/2013


aluguel de casas para o carnaval está em
alta em Visconde de Mauá




Templo Budista promove retiro e comemora o Ano Novo Tibetano

O retiro do Buddha da Medicina e o Losar, que é o Ano Novo Tibetano, será realizado longe da agitação do carnaval no Templo DorjeChokhorLing, localizado em Visconde de Mauá,na estrada Mauá - Campo Alegre S/N, de 9 a 13 de fevereiro.
O Centro Budista foi estabelecido pelo Lama Tibetano Chimed Rigdzin, que encontrou na região o local perfeito, com as condições necessárias para a prática do budismo.
O Templo já tem seguidores e as cerimônias realizadas no retiro já está na terceira edição, sempre nesta época do ano com a prática do Buddha da Medicina e sobre a saúde do ponto de vista do Budismo Tibetano e da Medicina Tibetana. Para os seguidores significa a manifestação de emanações para beneficiar os seres. A atividade específica do Buddha da Medicina, segundo os seguidores, é a atividade da cura, da eliminação das doenças, pois é o rei dos médicos. Por isso, é especialmente indicada para aqueles que estejam passando por alguma doença ou que atuem ou se interessem pela área da saúde como, médicos, enfermeiros, cuidadores, terapeutas, entre outros. Não é necessário ser budista para participar, revela à budista Rigdzin Chodon, lembrando que, “Todas as refeições servidas durante o retiro são vegetarianas e para aqueles que pretendem ir ao retiro, é importante não comer nenhuma carne ou ovos nos dias de comparecimento”, informou Chodon.
Lama Chimed ressalta que a participação de todos é bem vinda. Ele explica, resumidamente, como funciona a prática budista, “o Budismo é um caminho, e não uma religião. Um caminho para o fim do sofrimento de todos os seres”. Ressalta Chimed, enfatizando que é permitida a participação de todos em todos os dias do retiro do Buddha da Medicina que terá início às 10 horas do dia 9 de fevereiro.
O segundo evento a ser realizado no Templo Dorje Chokhor Ling, é o Losar, o Ano Novo Tibetano, de 10 horas às 12 horas do dia dez de fevereiro, segundo o Lama Tibetano, o propósito da cerimônia é pela paz, “No Dorje Chokhor Ling, realizaremos uma cerimônia para solicitar a remoção de obstáculos e negatividades e para promover a harmonia. Além disso, acenderemos lamparinas e faremos circumumbulações e dedicações a que todos os seres do universo encontrem a paz”, revelou.
O Losar acontecerá no período do Drubschod do Buddha da Medicina, mas é um evento independente. Aqueles que quiserem podem participar apenas desta celebração. Para promover a interdependência, não há custos para participação da cerimônia no Losar, informou Rigzin.
Lama Chimed Rigdzin, é o fundador do Centro Budista Dorje Chokhor Ling, é Lama de Kathok, escola Nyingma do Budismo Tibetano. Reside em Visconde de Mauá desde 2009.
Mais informações pelo site: www.psttl.com  
TEL-(24) 9966-0735



EDITADO POR: BLOG ASSOMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário