quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Novos médicos cubanos chegam a Itatiaia

Secretário de Saúde dá boas-vindas a novos médicos cubanos

Drª Yadira Sori, Dr. Jorge Figueira (Sec. de Saúde) e Dr. Jorge Julio 


Itatiaia - O Secretário de Saúde de Itatiaia, Jorge Figueira de Carvalho, deu as boas-vindas na tarde de ontem (30) aos dois médicos cubanos que atuarão no município através do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

Os novos profissionais, Dr. Jorge Julio e Drª Yadira Sori, que chegaram essa semana na cidade, ficarão no município nos próximos três anos e atuarão nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USFs) de Maromba-Maringá e Penedo, respectivamente, em substituição aos profissionais que atuavam no local e que deixaram a função após o vencimento do contrato.  .

De acordo com o Secretário de Saúde, os médicos que já estão há um mês e meio no Brasil passaram os últimos 30 dias em Brasília estudando sobre a realidade da saúde no país. Em Itatiaia, nos próximos 15 dias os profissionais receberão informações sobre a saúde do município e em seguida acompanharão as equipes que atuam nas USFs de Maromba-Maringá e Penedo com a finalidade de conhecerem o trabalho e a realidade da saúde das comunidades onde atuarão.



A previsão é que dentro de, no máximo, 20 dias o Ministério da Saúde emita o registro  para que possam exercerem efetivamente a profissão no município.

 - Os médicos cubanos possuem uma formação que os permitem atender com qualidade pessoas em diferentes ciclos da vida.Eles possuem uma grande tradição em relação aos serviços de atenção básica, por isso temos certeza que a presença deles contribuirá com a melhoria dos atendimentos nas comunidades. No município eles também trabalharão em equipe porque contarão com o apoio de uma supervisão médica e de enfermagem e temos certeza que será mais uma experiência positiva, disse o secretário de saúde.

Atualmente Itatiaia conta sete Unidades de Estratégia de Saúde, além das unidades de Maromba-Maringá e Penedo, onde os novos profissionais atuarão, as unidades do Campo Alegre II e Vila Esperança também contam com o serviço dos profissionais cubanos.

Otimista, o médico cubano Jorge Júlio, falou da expectativa de trabalhar no município.

 - Estou muito feliz em poder trabalhar em Itatiaia. No momento estou me aprofundando nos estudos para conhecer sobre a cidade e a comunidade onde vou trabalhar para que eu possa fazer um bom trabalho para a saúde dos moradores, disse o médico.

Implantado há três anos no município, o programa “Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para diversas regiões do país.

O programa é uma parceria do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).


Fonte: Comunicação - PMI


Nenhum comentário:

Postar um comentário