segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS ESTÃO AI, E OS CANDIDATOS JÁ ESTÃO EM PRÉ CAMPANHA

Câmara Municipal, nesta legislatura 2009 - 2012, que se encontra em seu último ano de mandato. Os atuais vereadores de Itatiaia nunca compareceram (mesmo os que aqui tiveram votos), nas Vilas de Maringá e Maromba, Vales do Pavão e Cruzes, para trabalhar e fazer o papel de representantes do povo deste município. Os nossos problemas do dia a dia, limpeza das ruas e cachoeiras, coleta de lixo, estradas precisando de manutenção, transporte público, saúde, educação e tantos outros problemas que deveriam ser encampados pelos vereadores e encaminhados ao poder executivo de nosso município e estado, em busca de soluções. Isso nunca aconteceu!
Agora com as eleições municipais se aproximando, é bem provável que veremos muitos dos atuais vereadores, ex-vereadores e candidatos a prefeito novamente visitando a nossa região em busca dos votos, com antigas e novas promessas, após quatro anos sem aparecer aqui na serra.

Não se iluda com as bondades dos candidatos em ano eleitoral como: doações de cestas básicas, matérias de construção e outros tipos de ajuda eleitoreira. E você morador e eleitor, é responsável pela escolha desses representantes com o seu voto, então, lembre-se  que estamos em período pré eleitoral, essas bondades tem data e prazo para acabar.
Esqueça as bondades em período eleitoral e as ladainhas de cabos eleitorais. Não é por aí que você vai descobrir quem é cada uma daquelas figuras que estão tentando ocupar uma cadeira na câmara municipal ou na Prefeitura, através do seu voto. Ai você só vai ter noção de quem fala bem, tem  boa lábia e carisma. E isso conta Zero na hora de colocar a mão na massa. Não confie nas publicações, (jornais que só aparecem em ano eleitoral), propaganda eleitoral no rádio e comícios, são truques assim como nas novelas para emocionar o eleitor recomendado por um especialista em marketing político.
Não leve tão a sério os programas de governo dos candidatos. Programas de Governo dos candidatos não são uma fonte boa para avaliá-los, porque em geral os políticos não têm o menor compromisso com eles. Programas de governo é um documento feito pelos partidos que contratam profissionais para fazê-lo junto com profissional de marketing, e só tem um objetivo: falar o que as pesquisas qualitativas apontam para vencer a eleição.


Há dois pontos básicos a serem avaliados,  1º "Diga-me com quem andas que te direi quem és" 2º Conheça o seu passado. "O principal no discurso de um político é verificar até que ponto aquilo que ele diz é condizente com aquilo que ele fez quando estava em um cargo público", prestar bem atenção em quem são as pessoas próximas ao candidato é essencial. Não só seus colegas de partido, mas seus amigos e investidores. Fiquem atentos também a candidatos que tentam se desvincular de seu próprio passado, com um discurso do tipo "esqueçam o meu passado. Todo mundo erra"! E daqueles candidatos cujas credenciais democráticas não sejam muito nítidas, ou seja: se mostra com um viés autoritário, sem muito respeito por questões como liberdade de opinião, direitos individuais em geral.
Além disso, não vá na conversa de quem fica o tempo todo apontando defeito em seus opositores e acusando-os de "falta de vontade política". Em política, não basta querer. Fazer o eleitor acreditar nisso é vender ilusões, procure saber do passado do candidato e ai você vai saber se o discurso que ele faz hoje ou declara à imprensa condiz com a atuação dele no passado.

Voto: nulo, branco ou legenda
Ao contrario do que muita gente pensa, votar nulo não é a mesma coisa de votar em branco.  O voto em branco é o voto da apatia, quem vota em branco está dizendo: "eu não estou nem ai para estas eleições, não gosto de política, escolham por mim".
Já o voto nulo é uma forma de protesto, votando  nulo você estará dizendo: " não gosto destes candidatos, não me sinto representado por nenhum deles".
E o voto de legenda? Votando assim você poderá estar ajudando a eleger um candidato qualquer, até um corrupto indiretamente. Pois se o teu candidato não for eleito com o seu voto, o voto vai para o partido ou coligação, ajudando a eleger qualquer um da coligação, depois a população fica se perguntando, como fulano saiu pela porta dos fundos e agora o povo o elegeu novamente?



2 comentários:

  1. É já estão vindo!
    Nesta segunda feira (5/03) o vereador e pré candidato a prefeito Eduardo Sancler esteve logo pela manhã na creche municipal aqui na região de Maringá e Maromba.
    O sr. Sancler é vereador eleito e nunca esteve na região para ouvir as reivindicações dos moradores como é sua obrigação como vereador. Agora hoje na creche ele solicitou aos funcionários uma lista com os nomes dos pais das criançãs. Que tal esse vereador vir prestar as contas de seu mandato? Quem sabe ele possa despertar agora e ficar a par de nossas reuvindicações! Sugestão vereador, Fazer a Viação Resendense prestar um serviço de qualidade no transporte coletivo da região, pois a passagem é $6,50 e os ônibus vivem quebrando.

    ResponderExcluir
  2. Não acreditem em pseudopolíticos, pessoas que só pensam em se dá bem, prometem, prometem, quando eleitos nem recebe o povo que os elegeu.
    voto é coisa séria, é o futuro de um povo. Quando você vota, todos compartilham dessa decisão, direta e indiretamente.

    ResponderExcluir