quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE MARINGÁ NÃO ESTA FUNCIONANDO

Estações de tratamento de esgoto de Maringá e Maromba foram inauguradas
 em 9 de Dezembro de 2011 pelo governador  Sergio Cabral

Nesta quarta feira dia 8 de fevereiro, moradores vizinhos a elevatória de Maringá, procuraram a Associação de Moradores (ASSOMAR) para informar que aproximadamente, a uma semana não escutam mais as bombas da elevatória funcionando, e que tem sentido forte cheiro de esgoto no local. Fomos conferir, nos dirigimos até a estação de tratamento de esgotos de Maringá, o funcionário de plantão confirmou que a uma semana  que não chega esgoto algum até a ETE de Maringá.

Fomos até a elevatória e procuramos o cano ladrão, que vaza o esgoto da elevatória em caso que falha das bombas. E encontramos uma manilha onde o cano do ladrão da elevatória desagua  seguindo por uma vala que leva até o Rio Preto.

E realmente o esgoto esta vazando pelo cano ladrão da elevatória e sendo jogado todo no Rio Preto,  o esgoto esta chegando ao Rio Preto na curva atrás da pausada Chalés do Lago.

Na terça feira dia 7 de fevereiro, esteve em Maringá um Funcionário da empresa Aguas das Agulhas Negras acompanhado de uma jornalista e fazendo entrevista sobre como estaria o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto da região.  A empresa Água das Agulhas Negras  trouce uma jornalista para fazer matéria sobre o bom funcionamento das ETEs. Para que fazer matéria sobre o bom funcionamento das ETEs mesmo quanto é sabido que não esta funcionando? Já que os funcionários  da  empresa Água das Agulhas Negras, já sabiam, que o esgoto está sendo jogado todo no Rio Preto por uma semana. Pelo menos, (pelas informações dos moradores vizinhos a elevatória e dos propios funcionários da empresa).
O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) é o orgão do governo do estado que deveria fiscalizar como esta a operação das estações de tratamento de esgoto da região, pois, pelas informações prestadas em muitas reuniões acontecidas em Mauá, o INEA contratou a empresa Água das Agulhas Negras para operar o funcionamento das três estações de tratamento de esgoto, Mauá, Maringá e Maromba.
Será que em uma semana nenhuma providência foi tomada pelos responsáveis para fazer os reparos na elevatória de Maringá? Será que não cabe a Secretária de Meio Ambiente de Itatiaia multar esta empresa, ou cobrar os reparos urgentes das bombas. 
A secretaria de Meio Ambiente de Itatiaia deveria participar de tudo que está sendo feito pelo governo do estado no que se refere a pasta de meio ambiente dentro do município de Itatiaia. Esta obra do esgoto em Maringá e Maromba desde o inicio do atual governo (2009), que os moradores da parcela Itatiaia da região de Visconde de Mauá, vem pedindo a participação da prefeitura de Itatiaia nestas obras do esgoto. Mais não temos visto o menor interesse por parte da prefeitura de Itatiaia em tomar conhecimento do que está sendo feito nas obras de Maringá e Maromba. A população está totalmente perdida sem saber para quem ou onde devemos fazer as reclamações dos problemas que tem aparecido nas obras do esgoto, INEA, Água das Agulhas Negras ou Prefeitura de Itatiaia. Pelo que temos visto ninguém fiscaliza nada e as tampas de ferro vivem quebradas pelas ruas das vilas, podendo acontecer acidentes e pessoas caírem dentro do esgoto. Muito dinheiro público foi investido nesta obra para o esgoto estar hoje, sendo todo jogado no Rio Preto.



ATUALIZAÇÃO
Nesta quinta feira dia 9 de fevereiro uma equipe da SAAB (Saneamento Ambiental Águas do Brasil) esteve na elevatória  realizando os reparos nas bombas.
Hoje fomos até o local da elevatória e a bomba estava em funcionamento.

6 comentários:

  1. Sem dúvida a população se precipitou quando consentiu em fazer suas ligações na rede de esgoto sem saber se esta operava corretamente. O pior é saber que a orientação para a comunidade é que a ligação seja feita antes da fossa e que esta não é mais necessária diante da existência das estações de tratamento. Proponho que todos sejam obrigados a construir fossas sépticas (sempre que possível) e que a ligação se dê a partir do sumidouro. Assim poderemos prevenir casos como esse quando as estações param de funcionar. Tenho certeza que isso ocorrerá muitas vezes no futuro.

    Precisamos cobrar da Sec Ambiente de Itatiaia e do INEA. O titular da SEA, Carlos Minc, foi taxativo, dois anos atrás, que a condição para a pavimentação da RJ 163 seria uma rede de esgoto eficiente. É dele que devemos cobrar uma solução duradoura. Lembro que os moradores dos Vales não estão contemplados, o que no final das contas é um lucro. Sem dúvida a situação de balneabilidade nessas localidades será bem mais satisfatória do que o Rio Preto, irremediavelmente comprometido pela ganância de empresários ambiciosos e políticos inescrupulosos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero número e grau!
    É um absurdo1
    E reuniões e reuniões...... pra ingles vê!
    Só nos enganam e alguns que estão no poder executivo ,isto é, no comando das operacões como engenheiros garantem que é coisa bem feita!Outros afirmam em reuniões públicas que barreiras vão cair devido a negativa de outro orgão.
    Isso é o Brasil um colocando a culpa no outro.
    E o povo que cuide da sua M...pois eles não tão nem aí;além do que é sabido que em Minas não há esgoto,então o Rio Preto vai virar Tiête, é só uma questão de tempo ......
    Que pena um lugar tão rico de natureza ....

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero número e grau!
    É um absurdo1
    E reuniões e reuniões...... pra ingles vê!
    Só nos enganam e alguns que estão no poder executivo ,isto é, no comando das operacões como engenheiros garantem que é coisa bem feita!Outros afirmam em reuniões públicas que barreiras vão cair devido a negativa de outro orgão.
    Isso é o Brasil um colocando a culpa no outro.
    E o povo que cuide da sua M...pois eles não tão nem aí;além do que é sabido que em Minas não há esgoto,então o Rio Preto vai virar Tiête, é só uma questão de tempo ......
    Que pena um lugar tão rico de natureza ....

    9 de fevereiro de 2012 17:31

    ResponderExcluir
  4. No bairro S. Caetano em Resende temos um problema grave de odores emitidos pela ETE do bairro. A quem recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo para solicitar informações e serviços municipais é recorrer à Central de Atendimento Linha Viva 0800 889 0808 - See more at: http://www.resende.rj.gov.br/ouvidoria/sobre/#sthash.tb56LcPa.dpuf

      Email: ouvidoria.pmresende@gmail.com
      Fale com a Prefeitura de Resende: http://www.resende.rj.gov.br/fale-com-a-prefeitura/

      Excluir
  5. No bairro S. Caetano em Resendee estamos com um grande odor proveniente da ETE do bairro

    ResponderExcluir