sexta-feira, 6 de julho de 2012

PMDB TEM DOIS CANDIDATOS A VICE EM ITATIAIA POR COLIGAÇÕES DIFERENTES


COLIGAÇÃO MUDANÇA DE VERDADE

COLIGAÇÃO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO
ITATIAIA
O cartório da 198ª Zona Eleitoral, responsável pelo registro de candidaturas para as eleições municipais de Itatiaia, registra dois filiados ao PMDB como candidatos a vice-prefeito: o vereador Vander Leite Gomes é candidato a vice do também vereador Eduardo Sancler, candidato a prefeito pelo PDT, na coligação "Mudança de Verdade"; pela coligação "Trabalho e Desenvolvimento", encabeçada pelo atual prefeito, Luiz Carlos Ypê (PP), o candidato a vice, também peemedebista, é Cristian Carvalho. O caso será levado ao juiz responsável pelo cartório.

A origem da duplicidade de registros está no "racha" que aconteceu na legenda, logo após a convenção do partido. O vereador Vander Leite Gomes, que estava em conflito com a Comissão Executiva Provisória, devido a seu posicionamento contrário ao governo do prefeito Luiz Carlos Ypê, tinha um acordo que lhe garantia uma vaga na nominata, mas afirma que, depois da convenção, seu nome foi retirado da lista.

Ao perceber que não teria mais a vaga para disputar a reeleição para a Câmara Municipal, Vander acionou contatos políticos em Itatiaia e na Capital; o resultado foi que a Executiva Estadual do PMDB destituiu a Comissão Executiva Provisória de Itatiaia, até então dirigida por Denílson Santiago e nomeou outra, com Luiz Albertassi Spacoski como presidente e Vander como um dos membros.

No entanto, no intervalo entre a realização da convenção e a oficialização da mudança na Comissão Executiva Provisória, o antigo presidente registrou a participação do partido na coligação "Trabalho e Desenvolvimento", com Cristian ocupando a vaga de vice do atual prefeito e candidato à reeleição Luiz Carlos Ypê.

No último dia para o registro de candidaturas, a nova Comissão Executiva Provisória apresentou um adendo à ata da convenção do PMDB de Itatiaia e registrou na Justiça Eleitoral a coligação "Mudança de Verdade", onde consta o nome de Vander como candidato a vice de Eduardo Sancler.

O ‘racha'

A origem da mudança na Comissão Executiva Provisória do PMDB de Itatiaia e da duplicidade de inscrições de candidatos a vice-prefeito em duas coligações diferentes, está no posicionamento do vereador Vander Leite e de seu grupo político em relação ao prefeito Luiz Carlos Ypê. 

Vander faz oposição ao prefeito, enquanto a ala representada pela Executiva que foi destituída está ao lado do prefeito. Apesar da divergência, Vander Leite tinha, por acordo, uma vaga garantida na lista de candidatos a vereador.

Vander afirma que, quando foi feita a convenção, com a participação dele, a relação de candidatos a vereador não tinha seu nome. Ele, que já vinha mantendo conversas com o PDT, fez contato com Luiz Albertassi, que conseguiu o apoio de lideranças estaduais do partido e obteve a mudança na Comissão Executiva Provisória.

Para acomodar Vander na posição de candidato a vice, o candidato De Paula (PRB) abriu mão da indicação e decidiu disputar uma cadeira de vereador.


Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário