quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ESTRADA QUE LIGA VISCONDE DE MAUÁ A MARINGÁ GANHA ASFALTO BORRACHA



VISCONDE DE MAUÁ  RJ-151

SEM ATOLAR: Presidente do DER afirma que
 asfalto-borracha diminui o número de acidentes

RJ-151 segue experiência bem sucedida da pioneira RJ-122
 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu)

A Secretaria Estadual de Obras informou que a malha rodoviária estadual vai ganhar mais um estrada pavimentada com asfalto-borracha. Depois da pioneira RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu), a próxima beneficiada será a RJ-151, entre os distritos de Visconde de Mauá, em Resende, e Maringá, em Itatiaia, numa extensão de cinco quilômetros. As obras começam no início do próximo mês e serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à secretaria.
O presidente do DER, Henrique Ribeiro, disse que o uso do asfalto-borracha tem muitas vantagens: o material possui alta viscosidade com mais 50% de aderência, o que representa redução de acidentes, e diminuição de 40% do ruído e dos custos, em relação ao asfalto tradicional, além de maior durabilidade, numa média de 20 anos.
- Vamos usar asfalto-borracha em outras estradas que permitem o uso desta tecnologia. Não posso sair aplicando o asfalto-borracha em qualquer lugar, somente em estradas que comportem o uso dele. Mas, o bom resultado é comprovado, como o prêmio mundial que acabamos de ganhar pela RJ-122 - destacou Ribeiro.
O DER recebeu no último dia 15, em Washington, o Prêmio Mundial de Melhor Obra na categoria Engenharia Sustentável da Federação Internacional de Rodovias (International Road Federation, na sigla em inglês). O órgão aproveitou cerca de 200 mil pneus usados no composto de asfalto que cobriu 35 quilômetros da RJ-122.
- O prêmio da IRF levou em conta que, após os testes de certificação de qualidade, foi verificado que o DER superou todos os limites de qualidade das normas americanas até então conhecidos, utilizando métodos de construção criativos e inovadores na RJ-122 - afirmou o diretor de Obras e Conservação do DER, Ângelo Monteiro.

Sobre a obra

Com um orçamento de aproximadamente R$ 11 milhões, a obra, inserida no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), inclui drenagem, pavimentação, contenção de encostas e sinalização viária. A conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano. O DER deverá asfaltar em outra etapa, por meio de administração direta, o trecho entre Visconde de Mauá e a Ponte dos Cachorros.
O projeto faz parte do plano de dinamização do turismo, fortalecimento da economia e mobilidade da população da região, iniciado com a pavimentação do trecho da RJ-163 entre Capelinha e Visconde de Mauá, entregue em dezembro de 2011. 
Segundo o subsecretário de Projetos e Urbanismo, Vicente Loureiro, a pavimentação da estrada de Maringá a Maromba - outra localidade de grande atração do turismo ecológico -, completará o plano, mas será feita em outra etapa a ser ainda licitada.
O afluxo de turistas à região cresceu muito depois da inauguração do asfalto entre Capelinha e Visconde de Mauá. Por cortar o Parque Estadual da Pedra Selada, a estrada-parque poderá ter o fluxo de veículos disciplinado pela Secretaria estadual do Ambiente, a quem cabe a responsabilidade pela administração da unidade de conservação.
- Esta região é dotada de uma natureza exuberante. Por isso, precisamos nos cercar de muito cuidado e disciplinar seu uso para que não sofra o impacto negativo de uma visitação desordenada - afirmou Loureiro.
As obras que criaram a RJ-163, primeira estrada-parque no estado, consistiram de drenagem, pavimentação, contenção de encostas, sinalização viária e passagens subterrâneas para animais. Ao todo foram recuperados 18 quilômetros da rodovia, num investimento dos governos federal e estadual no valor de R$ 48 milhões, facilitando o acesso a Mauá. Especialistas estudaram antes os cursos d´água, as estruturas de drenagem, as pequenas fontes e a topografia, com a finalidade de garantir a preservação da natureza.
Em outubro de 2007, o governador Sérgio Cabral assinou o Decreto 40.979, definindo o conceito de estradas-parque no Estado do Rio e autorizando a pavimentação - segundo conceitos ecológicos - de rodovias em unidades de conservação.

DER destaca várias vantagens do uso da nova tecnologia nas estradas do estado


O presidente do DER, Henrique Ribeiro, disse que o uso do asfalto-borracha tem outras vantagens: o material possui alta viscosidade com mais 50% de aderência, o que representa redução de acidentes, e diminuição de 40% do ruído e dos custos, em relação ao asfalto tradicional, além de maior durabilidade, numa média de 20 anos. O produto é processado por uma Usina de Fabricação de Asfalto Borracha, instalada pelo DER no próprio canteiro de obra.

- Logo depois da RJ-151, haverá outras estradas que permitem o uso desta tecnologia, como as RJ-145 e RJ-125. Não posso sair aplicando o asfalto-borracha em qualquer lugar, somente em estradas que comportem o uso dele. Mas, o bom resultado é comprovado, como o prêmio mundial que acabamos de ganhar pela RJ-122 - destacou Ribeiro.

O DER recebeu no último dia 15, em Washington, o Prêmio Mundial de Melhor Obra na categoria Engenharia Sustentável da Federação Internacional de Rodovias (International Road Federation, na sigla em inglês). O órgão aproveitou cerca de 200 mil pneus usados no composto de asfalto que cobriu 35 quilômetros da RJ-122.

- O prêmio da IRF levou em conta que, após os testes de certificação de qualidade, foi verificado que o DER superou todos os limites de qualidade das normas americanas até então conhecidos, utilizando métodos de construção criativos e inovadores na RJ-122 - afirmou o diretor de Obras e Conservação do DER, Ângelo Montei

Fonte: www.rj.gov.br/seobras

VEJA TAMBÉM:

MANIFESTO SOBRE AS OBRAS DE 

ASFALTAMENTO DA ESTRADA RJ-151 CLIQUE AQUI

17 comentários:

  1. "O afluxo de turistas à região cresceu muito depois da inauguração do asfalto entre Capelinha e Visconde de Mauá." Pôxa ninguém que preparou o EIA-RIMA da primeira estrada não previu isto, ou estão esperando o município (B. de Minas) forte e bem organizado tratar as fezes dos mineiros. Agora penso que com borracha no asfalto vai resolver!!! Que tal botar borracha nas trilhas de pedestres de uma vila a outra, ou, cobrir com esta linda manta os quintais!!! Bloquete ninguém quis pagar! Afinal pagar Bloquete pode ser perigoso pro DER! Será que o grupo do PBA não notou a mobilização popular para tal.... Será que isso não é de suma importância?? Colocar o povo pra participar? Só pra lembrar boa parte da população economicamente ativa de Mauá já possui facebook!!! Perguntar pra quê se podemos mandar!!

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    1. Meu caro!

      Os governos estadual e municipal de Minas Gerais são omissos 100% nesta região.

      Saúde, ambulância de plantão, educação ( escola - creche ), transporte escolar, transporte público, acesso ( estradas ), energia elétrica, telefone, internet , e tantas outras coisas sugam tudo do estado do Rio de Janeiro. Até na hora da morte dependem do cemitério que existe apenas no lado do Rio de Janeiro.

      Os governos, estadual e municipais do estado do Rio de Janeiro, embora ainda ficarem devendo muito em alguns aspectos tem feito sua parte. Construindo as 3 estações de tratamento de esgoto com rede de coleta e as elevatórias, criando o parque estadual da pedra selada e mais, tem feito todo esse investimento nas estradas, são quatro escolas e uma creche atendendo a todos os moradores da região inclusive os do lado de minas.

      Toda essa cobrança que é feita aos governos do estado de Rio de Janeiro para estar sempre melhorando os serviços públicos aqui existentes, nunca foi visto cobrança alguma aos governos de Minas Gerais, que nunca fizeram absolutamente nada aqui na região. ACORDA!!! Cada um no seu quadrado!

      As prefeituras de Resende, Itatiaia e Governo do Estado do Rio de Janeiro não podem fazer obras no estado de Minas Gerais!

      O Estado de Minas Gerais possui o terceiro maior Produto Interno Bruto do Brasil, superado apenas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, embora em um importante indicador de capacidade econômica, a arrecadação de ICMS, Minas supere Rio de Janeiro na classificação nacional.

      Até Hoje só quem tem pago as contas com nossa região são os governos do estado do Rio de Janeiro. Mineiros ACORDEM !

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  2. Que noticia maravilhosa! Saber que teremos um asfalto feito com conhecimento ( reciclando pneus), que esse tipo de pavimentação já ganhou até premio...Isso nos enche de orgulho! Agora sim: teremos segurança; nossos carros não ficarão presos no barro; nossos ônibus escolares poderão levar nossas crianças sem perigo( quantas vezes já vi crianças dos nossos colégios andando a pé pelas estradas,pois o ônibus escolar havia atolado no barro!). Eu comemoro! Eu me orgulho! Enfim, depois de muita luta teremos nossa estrada!!!!!!!!!!Aleluia! Viva!

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  3. Governo do Estado do Rio de Janeiro

    #ObrasRJ
    O Rio de Janeiro terá mais uma estrada pavimentada com asfalto-borracha. Agora é a vez da RJ-151, que liga os distritos de Visconde de Mauá, em Resende, e Maringá, em Itatiaia, numa extensão de 5 km. As obras começam no início do próximo mês e a conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano.

    O projeto asfalto-borracha já existe na RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu) e se tornou referência para o mundo. A pavimentação da estrada concedeu ao estado o Prêmio Mundial de Melhor Obra, na categoria Manutenção e Restauração. O material utilizado tem durabilidade 50% maior do que o asfalto convencional, com custo 30% menor. A massa asfáltica é composta de pneus reciclados.

    Parabéns a todos nos por essa conquista!

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  4. Difícl descrever num espaço tão pequeno como este toda a alegria que nós, aqui de Mauá estamos sentindo com mais essa complementação de asfalto!
    A chegada do asfalto ( na serra) nos parecia um sonho impossível, uma utopia que agora sim, podemos acreditar, pois a maior parte foi feita! Agora, com essa complementação, que fará o asfalto ir de Mauá até Maromba, nossos corações transbordam de contentamento! Podemos prever como será nossa viagem de Maromba a Resende! Isso é bom demais, estamos realmente carente de palavras que possam externar tal acontecimento!

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  5. Para que Mauá continue existindo é preciso pessoas morando e comerciantes atuando ( caso contrário terão que ir procurar outros lugares para seus comércios).Se não tiver pousadas, lojas , hotéis e restaurantes em Mauá, provavelmente ela acabará, pois não haverá um meio de sustentação para a existencia da cidade, que vive exclusivamente do turismo.Alguns ( muitos poucos, diga-se de passagem) lutaram para que o asfalto não chegasse ( na verdade " fingindo" querer outro tipo de asfalto, e assim retardando a obra , causando tumulto). Queriam uma cidade " só para eles". Queriam uma coisa impossível!
    A chegada de mais turistas a uma cidade pequena como a nossa, traz algumas diferenças sim! Mas, aos poucos nos adequaremos a tudo isso, podendo arranjar meios de contornar qualquer dificuldade que surgir. Parabéns a nós todos pela chegada desse novo asfalto!

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  6. O asfalto-borracha é feito com a adição de 20% de pó de peneus que já não servem para nada. Além de estar aprovada a eficácia desse tipo de asfalto, é mais barata. Essa técnica, tão perfeita foi trazida dos Estados unidos.Saber das vantagens desse tipo de pavimentação nos alegra e tranquiliza bastante: diminuição de ruídos, maior aderencia dos pneus dos carros á estrada, além de ser uma técnica mais barata.O espaço de tempo para que a pessoa que está ao volante possa frear seu carro também é menor, visto a grande aderencia...Quantas vantagens! Realmente é animador!E isso tudo sem falar na durabilidade, que é muito maior que o asfalto tradicional!
    Pensar que outros projetos estão em andamento para usar o mesmo tipo de asfaltamento é promissor!
    Usarão o asfalto-borracha também na RJ186( Santo Antonio de Pádua-Bom Jesus do Itabapoana), na RJ-145( Valença- Barra do Piraí), na RJ-125( que liga a Via Dutra à Br-393) e com certeza, em muitas outras rodovias! Estão apenas começando...Mas, o avanço da tecnologia é algo admirável!Esse sim, é um ASFALTO ECOLÓGICO!!!!!!!!!
    Que bom que todos nós aqui de Mauá ganhamos este presente! Já era tempo, pois esperamos muito!

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  7. A situação da estrada ( principalmente a que liga Mauá à Maringá) sempre foi no mínimo constrangedora...Nos dias de sol, os habitantes sofrem não só com os intermináveis buracos que estragam nossos carros, ms com a poeira, que nos faz tanto mal. Essa poeira intensa traz problemas de saúde, principalmente para idosos e crianças, que desenvolvem alergia e acabam ficando com dificuldade de respirar!
    Nos dias de chuva a população de Mauá é obrigada a viver uma situação constrangedora; ônibus " Resendenses" sendo rebocados, presos à lama; ônibus de escola; carros particulares na mesma agonia...Péssimas condições para se trafegar com segurança! Chega de humilhações!
    Mas agora, com a chegada do novo sfalto, isso tudo será passado, será uma triste lembrança! A nossa realidade agora será outra muito, mas muito diferente! Avante! Maravilha!

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  8. Quando saio de Maromba em direção à Mauá, tenho pensado em levar uma enxada dentro do carro( para o caso do mesmo ficar atolado, preso na lama ou em algum buraco). É um verdadeiro motivo de estresse pensar que um percurso tão pequeno, levará o dobro de tempo, por causa da péssima condição das estradas!
    Não adianta uma bela cidade, exuberante em sua natureza sem:
    -um posto de saúde ( para os primeiros atendimentos)
    -um posto policial
    -boas estradas
    Quem sabe agora , com a estrada, teremos mais ônibus para Resende e talvez até vans ligando as três vilas?

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  9. Sobre a estrada eu temo que se tiver que mudar o tipo ou categoria da pavimentação da RJ-151 corremos o risco de perder o projeto e a verba, já que a licitação esta aprovada para manta asfáltica e é obvio que para mudar isso tem que se mudar o projeto e uma vez anulada a atual obra corremos o risco de ficar nos buracos o resto da vida.
    PORTANTO ABRAM O OLHO, VAMOS NOS INFORMAR MELHOR ANTES DE ESCOLHER LADOS OU GRUPOS. ESTA VERBA PODE IR EMBORA E NUNCA MAIS VOLTAR.

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  10. Bem, como escreveu a pessoa aí em cima, agora também me veio um tipo de dúvida, pois se a verba é para um tipo de asfalto ( comum), como agora resolveram mudar? Mas acho que se o órgão competente mesmo é que resolveu colocar o asfalto-borracha, é porque esse tipo de procedimento tem coerencia...

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  11. Gente, seja do que for o asfalto, está ótimo! Muito bom saber que nossa querida estradinha será asfaltada! Torço para chegar logo fevereiro para ver máquinas e homens trabalhando nisso que será maravilhoso para todos nós aqui de Mauá!

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  12. Ontem fui a Resende, esse trecho Mauá / Maringá que agora será asfaltado tá uma calamidade com deslizamentos de barrancos, crateras e lagos no leito da estrada. Muito importante para todos nós que moramos e gostamos da região de Visconde de Mauá ter uma estrada pavimentada, com canalhetas, bueiros, sinalizada e segura. Quem ama cuida e preserva!

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  13. Contentamento, esperança, impaciencia; assim descrevo minha ansiedade em ver o começo da nossa estrada aqui de Mauá! Mas ela será feita, queiram uns e outros " poucos" ( rs, beeeeemmmm pouquinhos mesmo rs!)não. Venceu o bom senso, a maturidade de pensamentos!

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  14. Aconselho às pessoas que passarem agora nessa época de chuva nas nosss estradas( péssimas, por enquanto!)que ligam Mauá à Maromba, muita prudência e paciência!O que nos anima é saber da proximidade do asfalto! Demorou, mas chegará!!!!!!!!!!!!!!!!

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  15. Os moradores aqui de Mauá já estão cansados de tanta buraqueira, tanta lama, tanta cratera! Esse estado das estradas são um perigo constante ás nossas vidas! É preciso entender isso!Só quem passa por essa estrada todos os dias pode avaliar o que estou dizendo. Não aguento mais consertar meu carro! Estou torcendo para colocarem logo o asfalto, seja lá do que for!!!!!!!!!!!!!!!!!

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