segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MANIFESTO SOBRE AS OBRAS DE ASFALTAMENTO DA ESTRADA RJ-151

Visconde de Mauá

E basta chegar o verão época das chuvas para estas cenas irem se
 repetindo ano após ano... BASTA!
 

A estrada de ligação entre as vilas e vales da região sempre foi um dos maiores problemas de Visconde de Mauá, cansados de tanto descaso e abandono alguns moradores resolveram se mobilizar e ir a luta por uma estrada asfaltada, sinalizada e segura e resolveram fazer um grande abaixo assinado pedindo o asfaltamento da estrada RJ-151, e assim foi feito uma carta aberta com ampla divulgação para todos os moradores e visitantes da região de Visconde de Mauá, pedindo a mobilização e empenho de todos para a coleta de assinaturas para o abaixo assinado pedindo o asfaltamento de nossa estrada. E com grande adesão da maioria absoluta de moradores e comerciantes foram coletadas cinco mil e quinhetas assinaturas pedindo o asfaltamento da RJ-151 no trecho entre Maromba e Ponte dos Cachorros.

A CARTA ABERTA AOS MORADORES E VISITANTES FEITA NA ÉPOCA 
TINHA O SEGUINTE TEXTO

CARTA ABERTA AOS MORADORES
 E VISITANTES DA NOSSA REGIÃO

Temos sofrido esses anos todos com as péssimas condições da nossa estrada de circulação interna a RJ-151. Entre Maromba, Maringá, Visconde de Mauá e a Ponte dos Cachorros, nossas viagens tem sido um sofrimento. Além de cansaço e tensão em meio á lama ou poeira da estrada esburaca, várias vezes não conseguimos chegar ao nosso destino. Com frequência encontramos carros e ônibus quebrados na estrada com os passageiros a pé.

Mesmo nos menores deslocamentos que fazemos, seja do Lote-10 á Vila de Visconde de Mauá ou da Maromba a Maringá, por exemplo, pensamos várias vezes antes de sair de casa. Nas viagens maiores entre ponte dos Cachorros e Visconde de Mauá ou entre Maringá e Visconde de Mauá, por exemplo, simplesmente vamos adiando estas deslocamentos até quando eles se tornam emergências inadiáveis. Com esta situação temos nossa vida pessoal, social e econômica continuadamente prejudicada, pois também nossos visitantes não se deslocam pela nossa região.

Como por exemplo, podemos pensar no deslocamento de um visitante próximo à ponte dos Cachorros que pensa ir a Maringá ou de outro na Maromba que quer ir a Visconde de Mauá. Quando eles ficam sabendo que vão demorar mais de 1 hora e meia na buraqueira perigosa de ida e volta, simplesmente não saem de suas pousadas, deixam de gastar na Região e de beneficiar a todos.

Nossas vilas hoje são ilhas separadas por oceanos de buracos, pedras, lama ou poeira.
Estamos cansados desta situação e de esperar pela ação das autoridades. Depende de nós, da nossa atuação e da nossa união o Asfaltamento da nossa estrada que usamos todos os dias do ano.
Vamos todos assinar o abaixo-assina que pede ao Governador do Estado o Asfaltamento dos 14Km entre a Vila da Maromba (Km 0) e a Ponte dos Cachorros (Km 14).

VAMOS AGIR!

* MAUATUR - Associação Turística e Comercias de Visconde de Mauá
* ACVM - Associação Comercial da Vila de Visconde de Mauá
* AMA 10 - Associação de Moradores e Amigos do Lote 10
* CCVM - Centro Cultural Visconde de Mauá
* Associação Pro - Bem -Viver Visconde de Mauá
* IDEAS - Inst. P/ o Desenvolvimento Ambiental e Social da Região de Visconde de Mauá
* Associação Nova Terra
* CEMARP - Centro de Estudos da Micro Bacia do Alto Rio Preto

* Entidades e Associações que assinaram  a carta aberta na época

Faixas foram colocadas nos locais de coletas das assinaturas para o abaixo assinado

Carta aberta aos moradores e visitantes feita na época

Abaixo assinado com texto e assinaturas


E foram longos anos de muita espera, paciência, esforço, perdas, decepções, pedidos, muitas reuniões com deputados, prefeitos, secretários, vice governador, governador, manifestações na estrada no Palácio Guanabara, visitas ao DER no Rio de Janeiro e muita lama, atoleiros, quedas de barreiras e isolamentos. Para hoje chegarmos até aqui e ainda continuarmos lutando por nossos direitos de cidadãos que pagam seus impostos e exigir e cobrar uma estrada segura, asfaltada, sinalizada para que as vilas e vales de nossa região não fiquem como ilhas isoladas entre buracos, barreiras de lamas e pedras. A estrada asfaltada irá encurtar estas distancias entre as vilas e fazer uma verdadeira integração de nossa região turística de Visconde de Mauá. 





No dia 9 de Janeiro de 2013 foi encaminhado as autoridades do estado diretamente envolvidas nas obras da estrada um manisfesto assinado pelas associações da região de Visconde de Mauá

*********** MANIFESTO ***********

Visconde de Mauá ,07 de Janeiro de 2013

Ao Exmo Sr Governador do Estado do Rio de Janeiro - Sergio Cabral

Cc: Sr Luis Fernando Pezão - Vice Governador

Cc: Sr Hudson Braga - Secretario de Obras

Cc: Sr Carlos Minc - Secretario do Meio Ambiente

Cc: Sr Henrique Ribeiro - Presidente do DER

As Associações representativas da comunidade da região de Visconde de Mauá  abaixo subscritas vem por meio desde manifesto, agradecer e reiterar o pleno apoio ao asfaltamento da RJ -151 que vem de encontro a nossa solicitação contida no abaixo assinado de 5.500 assinaturas (de moradores) encaminhada a Vossa Excelência anteriormente solicitando o asfaltamento desta estrada (copia anexa).

Queremos também agradecer e declarar o pleno apoio para a criação do pórtico da Capelinha na RJ - 163 com o controle de acesso e de cargas para nossa região, bem como da construção das estações de tratamento de esgotos e de outras medidas compensatórias para nossa comunidade, além de ressaltar nossa imensa gratidão com o asfaltamento da RJ - 163 ( Estrada - Parque ), que trouxe inúmeras melhorias no acesso a nossa região principalmente quanto a segurança dos usuários da via durante o trajeto.

Aproveitamos o ensejo para manifestar nosso repúdio a estratégia de um pequeno grupo não representativo de pessoas, que não satisfeitas em tentar judicialmente embargar essas obras, tão esperadas por nossa comunidade, vem agora em nova tentativa desesperada e somente com objetivos protelatórios, apresentar abaixo assinados virtuais ( com maioria absoluta de assinaturas de pessoas que nem moram aqui ), sem nenhum embasamento técnico, pleiteando bloquetes, " baba de cupim " etc. Esse pequeno grupo não tem apoio de nenhuma  associação representativa de Visconde de Mauá muito menos da maioria absoluta dos moradores da região. Lembramos que esse é o mesmo grupo que fez a campanha " asfalto não faz falta " durante o asfaltamento da RJ - 163 e também divulgam nossa estrada como " Estraga - Parque " pois sempre foram contra qualquer tipo de pavimentação nas estradas de Visconde de Mauá e que recentemente esse mesmo grupo fez várias denúncias ao ministério público que culminaram com a ação de embargo das obras da RJ -151 por 8 meses  e agora utilizam dessa nova estratégia para novamente atrasar as obras que tanto precisamos.

Lembramos também que o Exmo Sr juiz Marvin Ramos Moreira recebeu pessoalmente nossas associações representativas de Visconde de Mauá durante uma audiência, onde relatamos os inúmeros prejuízos acarretados para a nossa comunidade com a paralisação das obras e entregamos cópia desse mesmo abaixo assinado de 5.500 assinaturas solicitando o asfaltamento da RJ - 151 para ser anexado ao processo. Ressaltamos que após esse encontro o juiz liberou a continuidade das obras considerando que a paralisação das obras da RJ -151 durante 8 meses foram muito mais prejudiciais a comunidade de Visconde de Mauá do que qualquer dano ambiental sofrido.
Ou seja, após conseguirem o protelamento das obras de forma judicial agora tentam um novo protelamento político via " Equipe de Educação Ambiental " (  INEA ) expressando uma falsa unanimidade por bloquetes na nossa região, devemos portanto avisá-los para que aguardem as próximas reivindicações desse pequeno grupo, pois a próxima já anunciada por eles aqui na região será um pedido de pavimentação utilizando " baba de cupim ".

Finalmente, considerando todos  esses anos de espera e todos os argumentos acima, solicitamos encarecidamente a todas as autoridades envolvidas diretamente que mantenham o cronograma atual das obras na RJ -151 que inclusive já estão licitadas e em execução, pois a maioria absoluta dos moradores da região de Visconde de Mauá não suporta mais protelamentos para a execução dessa obra.

Assinam  este manifesto as seguintes associações da região de Visconde de Mauá

ASSOMAR ( Associação de Moradores e Amigos de Maringá, Maromba, Vales do Pavão e Cruzes )

ACVM  ( Associação Comercial de Visconde de Mauá )

AMA MAUÁ ( Associação de Moradores e Amigos de Visconde de Mauá )

MAUATUR ( Associação Comercial e Turística da Região de Visconde de Mauá ) 
    

13 comentários:

  1. A pavimentação da RJ 151 coroará uma longa luta da maioria esmagadora da população.
    Outras lutas surgirão, sempre visando a melhoria de nossa qualidade de vida, sempre tendo como princípio a preservação dessa Região que tanto amamos.
    É hora de somarmos forças para novas conquistas e não para destruir o que foi conquistado a duras penas.

    ResponderExcluir
  2. A pavimentação da RJ 151 virá coroar uma antiga luta e aspiração da maioria esmagadora de nossa comunidade.
    Novas lutas são necessárias e esperamos que alguns segmentos percebam que é hora de somar para que novas conquistas aconteçam, sempre visando a melhoria de vida da população, nunca deixando de lado a preservação desse espaço que tanto amamos

    ResponderExcluir
  3. Sou frequentador da região há anos. Lembro bem de eu e minha familia termos assinado esse pleito um bom tenpo atrás. Mas não me lembro de ter sido específicamente para os asfalto mas sim pela pavimentação. Não entendo o motivo de tanta desavença quanto ao tipo de piso a ser utilizado. Vocês deveriam se reunir e discutir qual a melhor solução. Eu daria preferência ao piso de paralepipedo por preservar o visual bucólico no caminho entre as vilas. Já temos asfalto nas grandes cidades.
    Um Abraço,
    Tulio Tostes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Túlio
      Neste momento não se discuti mais o tipo de piso, tudo isso já foi muito discutido, teve várias reuniões (não foram poucas) com representante do governo do estado, DER-RJ e na audiência pública e até antes disso já tinha sido muito bem esclarecido o por que do DER ter optado pela pavimentação com asfalto. Agora existem pessoas que insistem voltar atrás num debate que já ficou anos lá atrás, pois neste momento as obras já estão licitadas tudo defino e portando já não cabe mais discutir sobre oque já foi muito discutido e decidido. Agora é o momento e executar a obra. Até por que falta apenas um ano e onze meses para o fim do mandato do atual governador, final de mandato já sabemos... acabou o milho acabou a pipoca, simples assim.
      Foram anos de muita mobilização para chegarmos até este momento de inicio das obras.
      Quanto ao abaixo assinado como podemos conferir numa das fotos postadas acima, nas faixas colocadas nos comércio já divulgava o pedido de asfalto.
      Quanto a calçamento com paralepipedo na "estrada" os moradores que andam a cavalo não aprovam este tipo de piso, pois fica super escorregadio quando molhados, e a,i é acidente na certa quanto se estar a cavalo.
      E mais, o solo no leito da estrada deve ficar impermeável, pois se infiltrar água no leito da estrada com a passagem de ônibus e caminhão afunda tudo, ai é jogar dinheiro fora. Tudo isso já foi analisado pelo DER e já ouvimos tudo isso nas muitas reuniões acontecidas aqui na serra.
      A melhor solução já foi escolhida!
      Asfaltar a nossa estrada é preservar o meio ambiente. Até mais...
      Grande abraço.

      Excluir
  4. A VERDADE SEMPRE APARECE !!!

    Quer dizer então que além das 4 associações que fizeram agora um "manifesto" pelo pronto asfaltamento da RJ 151 reiterando um abaixo-assinado de 5500 moradores e visitantes que foi entregue a alguns anos atras para o Governador Sérgio Cabral ( que deu início aos projetos das obras ) e com o apoio de das entidades e ONGS abaixo :

    * CCVM - Centro Cultural Visconde de Mauá
    * Associação Pro - Bem -Viver Visconde de Mauá
    * IDEAS - Inst. P/ o Desenvolvimento Ambiental e Social da Região de Visconde de Mauá
    * Associação Nova Terra
    * CEMARP - Centro de Estudos da Micro Bacia do Alto Rio Preto

    Ainda existem algumas ( muito poucas com certeza ) pessoas que dizem que a maioria não quer o ASFALTO na RJ 151 ???
    Com certeza a MAIORIA ABSOLUTA dos moradores quer sim o PRONTO ASFALTAMENTO DA RJ 151 !!!
    CAMPANHA PRONTO ASFALTAMENTO DA RJ 151 EU APOIO !!!
    vejam no FACE:
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=456018591118100&set=o.117712758379858&type=1&relevant_count=1&ref=nf

    Aliais esse abaixo-assinado, pelo que vi acima, tinha um texto explicativo em todas as páginas antes das assinaturas dizendo bem claramente as palavras:
    "PRONTO ASFALTAMENTO DA RJ 151" ... e não pavimentação...
    talvez o Sr. Tulio Tostes seja parte desse pequeno grupo que não quer o asfalto ou então não presta atenção no que assina ou então seja apenas ruim de memória mesmo...

    José Lacerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus amigos, não faço parte de grupo algum, sou apenas um frequentador eventual da região e vi essa matéria no Facebook. Passei para dar uma lida e emitir minha opinião. Acho que vocês estão muito nervosos, não conheço nenhum de vocês. De fato nem eu ou minha esposa lembramos de ter assinado manifesto por asfalto mas por pavimentação. Talvez seja outro abaixo-assinado, não acompanho as discussões de vocês.
      Abraços,
      Tulio Tostes

      Excluir
    2. Concordo plenamente. São muitos interesses se confrontando. E o capitalismo vem corromper pessoas e ditar regras num lugar onde a natureza, o que há de mais belo na região, é a principal prejudicada. As pessoas não pensam mais no interesse da comunidade mas sim nos seus próprios. Vejo cada vez mais desmatamentos nas encostas dos morros provenientes das pousadas. O que é um perigo. Salvem Mauá dos humanos ...

      Excluir
    3. Quem visita tem uma forma de enxergar a região de Visconde de Mauá diferente do morador, pois muitos visitantes nem imaginam que todos esses vales e montanhas eram tudo pasto, ou seja... era tudo roçado. Hoje temos grande parte dos vales e montanhas novante formada por mata, onde era pasto a mata se recompôs e isso foi graças aos moradores e proprietários que migraram para atividade turística e deixaram a mata se recompô. Isso poucos enxergam!

      E tantas outras coisas que só mesmo quem mora e vive Mauá 365 dias por ano sabem perfeita mente como funciona as coisas aqui na serra.

      Excluir
  5. Nao sou morador mas frequento a região há mais de vinte anos ! Olhando de fora, me parece que o foco principal esteja sendo perdido por motivações outras (brigas, rivalidades e vaidades). O que sempre me atraiu e atrai quando vou para aí são as belezas naturais, a harmonia com a natureza, a paz, o sossego; coisas cada vez mais dificeis de se obter nas pequenas, médias e grandes cidades.

    Talvez, quem more, tenha uma visão de progresso diferente de quem está só de passagem, mas acredito que qualquer tipo de asfalto modificaria drasticamente a paisagem e o modo de vida locais!

    Correria e pressa aumentam o risco de acidentes e é tudo o que já tenho na minha cidade e que quero esquecer quando viajo . Num pais onde a saúde pública está sucateada e, pelo que me lembro, não há hospitais particulares, já se pensou nos riscos que moradores e turistas correrão? Será que não existiriam outras soluções mais interessantes e adaptadas a realidade local? Bloquetes, paralelepipedos ou saíbro, por exemplo ?

    É imporatnte o respeito a diferenças de opiniões, e muitas cabeças pensam melhor do que poucas.

    ResponderExcluir
  6. Quando saio de Maromba em direção à Mauá, tenho pensado em levar uma enxada dentro do carro( para o caso do mesmo ficar atolado, preso na lama ou em algum buraco). É um verdadeiro motivo de estresse pensar que um percurso tão pequeno, levará o dobro de tempo, por causa da péssima condição das estradas!
    Não adianta uma bela cidade, exuberante em sua natureza sem:
    -um posto de saúde ( para os primeiros atendimentos)
    -um posto policial
    -boas estradas
    Quem sabe agora , com a estrada, teremos mais ônibus para Resende e talvez até vans ligando as três vilas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem mais ônibus, nem vans ligando as vilas. Só caos no trânsito e turistas reclamando sobre isso.

      Excluir
  7. Sobre a estrada eu temo que se tiver que mudar o tipo ou categoria da pavimentação da RJ -151 corremos o risco de perder o projeto e a verba, já que a licitação esta aprovada para manta asfáltica e é obvio que para mudar isso tem que se mudar o projeto e uma vez anulada a atual obra corremos o risco de ficar nos buracos o resto da vida.
    PORTANTO ABRAM O OLHO, VAMOS NOS INFORMAR MELHOR ANTES DE ESCOLHER LADOS OU GRUPOS.
    ESTA VERBA PODE IR EMBORA E NUNCA MAIS VOLTAR.

    ResponderExcluir
  8. Relato "pós-asfáltico":
    Quem deseja sair da cidade, a fim de ter um pouco de paz, encontra atualmente na montanha muito lixo, veículos em alta velocidade e com som alto e - vejam vocês - engarrafamento: mazelas que chegaram com o asfalto. Digo, inerentes a ele.
    Cachoeiras e outros pontos que necessitam de fiscalização ficam sujeitos a boa vontade e educação daqueles que os frequentam. Houve um aumento de público e, consequentemente, um aumento dos resíduos.
    E se você pensa em chegar na região pelo precário e desconfortável ônibus da viação Resendense (ao custo de R$ 6,85), num período de alta temporada, é certeza de ter que esperar muito tempo pra atravessar a vila de Maringá - tomada de carros estacionados e congestionamento - e de que terá que caminhar da Santa Clara até Maromba, faça chuva ou faça sol.

    ResponderExcluir