sexta-feira, 27 de maio de 2011

1º de JUNHO DE 2011 - ITATIAIA 22 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Um Pouco da Historia de Itatiaia

Sede da prefeitura de Itatiaia
No ano de 1938, Campo Belo foi elevado à Vila por Lei Federal e em 1943, outro decreto deu ao quarto distrito de Resende e Vila Campo Bello, o expressivo nome de Itatiaia.
Em 1950, os vereadores Graciema Carvalho da Silveira Cotrim e Reinaldo Maia Souto entraram com um pedido de que criasse uma sub-prefeitura em Itatiaia. Essa iniciativa fez com que fosse criado o 8º Distrito de Resende, Engenheiro Passos, até então pertencente à área do Distrito de Itatiaia.
De 1957/58 surge um novo movimento emancipacionista, tendo à frente Lauro Mendes Bernardes e outros.
Em 1964 uma outra tentativa pró - emancipacionista aconteceu, sob o comando de Haroldo Nunes de Almeida, Benedito Ribeiro Martins, Sargento Roque Marinho e outros.
Em 1969 a Usina Hidrelétrica do Funil, começava o enchimento do reservatório e entrava em operação o primeiro dos três geradores.
Em 1976 instalava-se a Fábrica Xerox do Brasil e em 1981, a Michilin.


EM 1983 RESSURGE UM NOVO MOVIMENTO EMANCIPACIONISTA, MAIS EXPERIENTE E MAIS DETERMINADO.

Oficialmente, em 1984 é criada a Comissão Pró-emancipacionista em Itatiaia por um grupo de idealistas liderados pelo economista Nilson Rodrigues Neves.

No ano de 1987 o sonho consagrou-se com um plebiscito vitorioso do SIM, não tendo mais jeito, senão ao inevitável.

Em 1988 se deu a criação do Município de Itatiaia e em 1989, foram implantados os Poderes Executivo e Legislativo.
Igreja Matriz de São José
Padroeiro do município 

Muitas pessoas visitam Itatiaia. Poucas conhecem a origem dessa palavra que em tupi-guarani quer dizer no seu estado mais bruto “Pedra cheia de pontas”.

Texto e Fonte: Alda Bernardes de Faria e Silva - presidente da ACIDHIS
www.academiaitatiaensedehistoria.blogspot.com


MARINGÁ, MAROMBA E VALES, POR QUE PERTENCEM A ITATIAIA?
Grande parte  dos moradores de Maringá, Maromba, Vales do Pavão, Cruzes e parte do Vale da Grama, gostariam de não  estar ligados ao município de Itatiaia. As más administrações que se sucedem em nosso município são bem piores para nossa região, pelo distanciamento do centro das decisões (sede do município) e a região de Visconde de Mauá que ficou para Itatiaia. 
Com a emancipação de Itatiaia fomos incorporados ao novo município e assim rachando o distrito de Visconde de Mauá ao meio, como uma compensação para que o distrito de Engenheiro Passos continuasse  pertencendo a Resende por interesse de algum poderoso de lá. E para coroar tal absurdo os moradores de Maringá, Maromba e Região não puderam votar no plebiscito e nem fomos informados que estaríamos incluídos neste novo município.
E hoje 22 anos após a emancipação, esse distanciamento ainda é a maior barreira pois continuamos ligados totalmente a Resende econômica e culturalmente.
Vinte e dois anos depois da emancipação, foi bom? foi para quem?

VEJA NO MAPA 
QUE ABSURDO MARINGÁ E MAROMBA, PERTENCER A ITATIAIA
E ENGENHEIRO PASSOS A RESENDE






2 comentários:

  1. Nunca é tarde para voltar!!!! Vamos começar AGORA!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vá até o FACEBOOK e entre pro grupo AçÃO PENEDO. Juntem-se a nós para lutarmos para a volta à Resende!!!!!!

    ResponderExcluir