terça-feira, 24 de maio de 2011

BANDA LARGA

Banda Larga é Campeã de Reclamações, Afirma Anatel



Essa informação certamente não será nenhuma novidade para você. Dados recentemente revelados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), referentes  a fevereiro desse ano, mostram um crescimento vertiginoso na quantidade de reclamações relacionadas ao serviço de telecomunicações. Quem está ganhando nas reclamações é a banda larga, que contabiliza aumento de 60,9% no período de um ano.

Para você ter uma noção do crescimento, a mesma banda larga foi alvo de 24,2 mil reclamações em fevereiro desse ano. No comparativo, houve 15,06 mil reclamações no mesmo período do ano passado. Um número que é bastante assustador, porém reflete a qualidade da banda larga no país.

Também houve aumento das reclamações sobre telefonia fixa. Se foram registradas 38,2 mil queixas em fevereiro de 2010, o número chega a 52,8 mil reclamações em fevereiro de 2011 (crescimento de 48,1%). É de se imaginar que esse índice cairia, uma vez que os telefones fixos cada vez mais dão espaço para os celulares e para o VoIP, mas não foi bem assim que aconteceu.

Falando em telefonia móvel: 65,4 mil reclamações referentes a esse serviço em fevereiro, contra 51,7 mil queixas no mesmo período do ano passado. Outro crescimento assustador, dessa vez de 26%.
A Anatel também contabiliza reclamações sobre serviços de TV por assinatura. Foram 8,18 mil queixas no período.


Agora que já temos números que — mais uma vez — mostram a ineficiência dos serviços de telecomunicações, falta saber o que a Anatel, agência reguladora do setor, vai fazer para tentar melhorar esses índices. Disparar algumas multas é o mínimo de atitude que a agência pode tomar, além de determinar metas para melhorar as telecomunicações.
De qualquer forma, uma coisa é certa: o consumidor é quem está perdendo nessa história toda.

A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou que está testando junto com dois órgãos, CGI.br e Inmetro, a qualidade da banda larga fixa no Brasil. O estudo está sendo realizado para “obter informações sobre parâmetros técnicos importantes das redes das prestadoras para melhorar a qualidade do serviço aos usuários”.

Segundo a agência, desde março estão sendo efetuados testes nas casas de 160 voluntários espalhados pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Brasília. As empresas que terão seus serviços de banda larga testados são a Telefônica, Oi, GVT e NET. Elas foram escolhidas baseada na participação do mercado de cada uma.



Fonte: tecnoblog.net  - Agencia Brasil

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