terça-feira, 28 de junho de 2011

SEMINÁRIO ESTRADA-PARQUE

Seminário Sobre os Impactos Socioambientais
e Governança Referentes a Pavimentação
das RJ -163 e RJ -151
DIAS: 06 E 07 DE JULHO - 2011
CLUBE VISCONDE de MAUÁ

Os impactos socioambientais da construção da Estrada-Parque Capelinha-Visconde de Mauá serão debatidos em seminário que será realizado nos próximos dias 06 e 07/07/2011, em Visconde de Mauá. O projeto, que prevê a pavimentação de 20 quilômetros da RJ-163, entre Capelinha e Visconde de Mauá, e de nove quilômetros da RJ 151, entre Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, prevê uma série de cuidados para a preservação da flora e da fauna locais, como zoopassagens, asfalto ecológico, mirantes e centro de orientação para visitantes.
Participam da abertura do seminário, no Clube de Visconde de Mauá, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; a presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos; o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino; o subsecretário de Projetos de Urbanismo Metropolitano da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro, e o presidente do DER, Henrique Ribeiro. Durante os dois dias do evento, haverá mesas-redondas e fóruns de sustentabilidade para disseminar informações sobre as obras e abordar junto à comunidade e às autoridades os seus impactos.
Entre os planos e programas debatidos durante o primeiro dia do seminário estão o Plano Básico Ambiental da Estrada-Parque, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Mantiqueira, a Avaliação Ambiental Estratégica do Prodetur-RJ e os planos diretores dos municípios de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. Haverá quatro fóruns de sustentabilidade sobre os temas Planejamento e Infraestrutura, Economia do Turismo e produção local, Educação e Cultura e Planos de Manejo e Proteção das Unidades de Conservação, cujas conclusões serão divulgadas ao final do evento.

Primeiro projeto de estrada-parque do Estado do Rio, a obra incluiu estudos sobre os cursos d’água, estruturas de drenagem, pequenas fontes e topografia para valorizar a paisagem local ao longo do trajeto. Ao longo do percurso haverá também as chamadas zoopassagens, passagens subterrâneas formadas por blocos de concreto pré-fabricados para permitir a travessia segura dos animais, que também contarão com um funil, composto por suportes metálicos e telas plásticas, nas áreas de mata.


Situada na Serra da Mantiqueira, com a Serra da Bocaina ao fundo, numa região de 1,3 mil metros de altitude, a estrada-parque vai facilitar o acesso às localidades de Mauá, Maringá e Maromba, fortalecendo o potencial turístico da região. Outro benefício será a melhoria das condições de escoamento da produção agropecuária local, que inclui leite, queijos, hortaliças e mel. O projeto também inclui a construção de 3 estações de tratamento de esgoto, redes de coleta para absorver o aumento da população.
Os interessados em participar do seminário devem confirmar presença através de e-mail com a quantidade e nome dos participantes para o endereço seminariomaua@gmail.com.
www.seminariomaua.com.br

2 comentários:

  1. Tem algum material apresentado neste seminário?
    ciranoribeiro@gmail.com
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça busca no site do INEA RJ ( Instituto Estatual do Ambiente )

      LINK: http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=1283

      LINK: http://www.inea.rj.gov.br/downloads/pba_estr_parq_maua/1_introducao.pdf

      Excluir