domingo, 30 de outubro de 2011

Estrada Mauá - Maringá - Maromba, Sem Manutenção

 Abandono, trecho da RJ 151, parece ser terra de ninguém!


Enquanto o DER finaliza as obras de construção da Estrada Parque (RJ163) Capelinha Visconde de Mauá, a RJ151 trecho entre Visconde de Mauá passando por Maringá até a Vila de Maromba encontra-se em total abandono, com várias crateras. Com a chegada da época das chuvas, este trecho da estrada que esta péssimo, pode ficar ainda pior se nada for feito pelo DER, com o aumento das chuvas em breve até os ônibus provavelmente ficaram alguns dias sem trafegar neste trecho. Como pode o DER gastam milhões na RJ163 e nem um centavo no trecho de maior circulação de veículos e concentração de hoteis e pousadas entre as três principais vilas da Região. As estradas dos Vales, Pavão, Cruzes e Alto da Maromba, são de responsabilidade da Prefeitura de Itatiaia, nesses quase três anos da atual administração municipal nunca foi realizada uma manutenção das estradas, nem a tal Patrol (maquina fazedora de chuvas) aparece nas estradinhas dos vales, será que só seremos lembrados na véspera das eleições do ano que vem?



4 comentários:

  1. Infelizmente,é provável que nem nas eleições!
    melhor seria fazer como antigamente,cada um pegar sua ferramenta e cuidar de seu pedaço.
    Vejam estamos num momento crucial sobre o novo código florestal ;hoje estavam discutindo na tv senado ;o Sr. Mário Montavani diretor do SOS Mata Atlântica que esteve aqui na região, entre outros representantes como dos indígenas,que denunciaram ataques aos índios e falta de água potável em território indígena.
    E nós o que fazemos pra preservar este lugar?
    Nossas nascentes, agora na época da chuva dão a falsa impressão que somos sustentáveis nesse quisito fundamental.
    Enquanto isso; reuniões e reuniões...dando a falsa impressão que alguém se importa .
    Espertos são aqueles que aparecem com vantagens capitalistas,reforçando o ditado:"em terra de cegos quem tem um olho rei"

    ResponderExcluir
  2. Para os pedestres, quanto mais esburacada melhor pois os carros andam devagar sem nos sujar de lama nem encher nossos pulmões de poeira.

    ResponderExcluir
  3. Olá moradores,
    Gostaria de recuperar um pouco o histórico de lutas por um transporte público na região. Quando se fala em estrada logo se pensa no automóvel particular. Preocupação previsível, afinal é a elite local que utiliza-se dos impostos de todos para viabilizar seu acúmulo de capital. Estrada boa para ir e vir de SP, RJ, Resende e para trazer mais turistas. É sempre assim que as ditas "entidades representativas da sociedade civil" local apresentam suas demandas.

    Pouco ou quase nada se fala de um transporte público de qualidade na região. Já existem muitos recursos materiais disponíveis. As linhas regulares de ônibus comercial, o transporte escolar e logicamente o transporte individual. È preciso integrá-los em benefício da comunidade, otimizando esses recursos e acrescento um transporte também público, local, que pelo menos satisfizesse o trecho Mauá-Maromba. De preferência com veículo pequenos (20 lugares), ágil e de baixa emisão de poluentes.

    Dou um exemplo: as crianças em idade escolar tem direito ao passe escolar e em Resende e Itatiaia isso é praticado regularmente. Pq aqui as crianças não tem passe escolar? Não é pela desculpa de que aqui há transporte escolar! Em Resende e itatiaia tb tem. Se esse direito fosse observado (atenção direções escolares!!!) os alunos poderiam se deslocar gratuitamente e aproveitar as oportunidades culturais e esportivas de toda região, inclusive Resende e Itatiaia. Mas continuam pagando R$ 6,10 para ir ao Centro Cultural de Maua, inviabilizando o deslocamento dos mais humildes. Será pq assim sobram mais vagas para os filhos dos "abonados" locais que tem seu carro para levá-los? Residirá aí a resposta para a questão da prioridade rodoviária privada em nossa região? Não venham me disser que falta verbas, isso em não engulo mais. Há um milhão de maneiras de se viabilizar um transporte interno público entre Maua e Maromba e assim descongestionar o acesso nas já entupidas vias da região. Mas para isso é preciso vontade política e prioridade. Exatamente o que está faltando aqui.

    ResponderExcluir
  4. Ha quase tinta anos a democracia se instalou no nosso pais(?) no entanto, nos do alto da maromba ainda padeçemos do regime totalitário pré democracia, eu diria mesmo feudal.
    Sabe-se que o poder de veto absoluto de uma só pessôa nas decisões tomadas com relação a asfalto ,iluminação pública, e outros, colocam os demais moradores como simples vasalos do imperio marcoantoniônico, que estás querendo mandar no môrro do sitio do retiro inclusive interferindo nas decisões que cobcernem melhorias no local.
    Afinal! a quem interessa a interdição do loteamento considerado criminoso pelo secretário do planejamento da administração atual?quem vai lucrar com a desapropriação ?
    Socorro democraçia!!!!!!!!!!!!!!! chega de idade média!!! vamos por a boca no trombone!
    Abaixo os senhores feudais!

    ResponderExcluir