terça-feira, 11 de outubro de 2011

JOGUE LIMPO COM O RIO PRETO




Os movimentos, SOS Rio Preto e Jogue Limpo Com o Rio Preto teve inicio na década de 80, estes movimentos sempre promoveram uma série de ações de conscientização e prática para limpeza do principal rio da região.


O evento já teve quinze edições desde a década de oitenta sendo que sua última edição já tem quase dez anos. E em 2011 acontecerá mais uma edição do movimento, "Jogue Limpo Com o Rio Preto" de 11 a 14 de Novembro, e  este ano conta com o apoio do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), responsável pela educação ambiental da região de Visconde de Mauá com a construção da estrada-parque, que liga Visconde de Mauá a Via Dutra em Penedo. O movimento começará na Cachoeira do Escorrega e irá até a localidade de Rio Preto.

RETROSPECTIVA DO FOLHA DA SERRA

Desde Agosto de 1988 a região de Visconde de Mauá quer ser exemplo organizado de desenvolvimento sustentável. Nesta ocasião, aconteceu o 1º Encontro de ArteEcologia onde se debateu o progresso e desenvolvimento com organização da sociedade. Em Abril de 1990 a Feema (Fundação Estadual do Meio Ambiente) começou cursos de educação ambiental e construção de fossas e sumidouros visando a preservação das águas do Rio Preto, principal atrativo do turismo em Visconde de Mauá.
Em maio de 1990 organizado por Norma Bulher, na época do conselho do meio ambiente de Itatiaia, em conjunto com os agentes de meio ambiente de Maringá, Maromba, Visconde de Mauá, Amar-Mauá (associação extinta) e Mauatur discutiu-se as condições de balneabilidade do Rio Preto.
Em 1992, o movimento ecológico SOS Rio Preto,foi o evento de enceramento oficial do X Salão de Inverno de Visconde de Mauá, como o tema "Memória e Água Doce" organizado pela Amar-Mauá.
Em Agosto de 1993 no 3º Encontro das Comunidades de Vale do Rio Preto o slogan era "Água a riqueza da Mantiqueira", ecologistas e crianças promoveram mutirão de limpeza e durante o evento aconteceu teatro, poesia e música.
O Rio Preto é o último grande rio no estado do Rio de Janeiro que ainda não é poluído por quaisquer resíduos industriais. As organizadoras do 3º SOS Rio Preto foram, Vera Bulher e Sónia Bettencourt .
Em Dezembro 1997, o movimento Jogue Limpo com o Rio Preto teve apoio das três prefeituras: Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. As crianças compareceram e se divertiram com as brincadeiras e o teatro ecológico do Poeta Milton Aguiar.
Em 1999, o 8º Jogue Limpo com o Rio Preto começou com um bingo e terminou com oficina de artes plásticas no campo de futebol na vila de Visconde de Mauá. Outra atividade foi a discussão  do comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica do Rio Preto e inaugurou-se o Centro de Estudos da Micro Bacia do Alto do Rio Preto que lançou uma pesquisa para estudar a ecologia em Visconde de Mauá com a campanha "Integre-se e entregue-se!
Em 2000 o movimento Jogue Limpo com o Rio Preto, Reuniu poucos mas valeu a pena apesar das dificuldade de mobilizar autoridades.

3 comentários:

  1. Gostaria de acrescentar ao histórico do evento o fato de nunca ter resultado em ações concretas que pudessem mitigar a poluição do rio ao longo desses anos. Pelo contrário é facilmente perceptível o crescente assoareamento de seu leito e a falta de condições de balneabilidade de suas águas. Em outra ocasião a FEEMA afixou placas alertando sobre a poluição em determinados trechos que foram prontamente retiradas pelos hoteleiros receosos dos impactos que poderiam causar ao afluxo de visitantes e turistas. A irresponsabilidade social desses segmentos e sua miopia política os impede de enxergar os riscos que representam para a saúde da população local e de seus visitantes. Enfim, mas um factóide sem resultados práticos que não seja o de escamotear os interesses econômicas relegando a segundo plano os direitos humanos.

    ResponderExcluir
  2. Atividade patrocinada pelo INEA, orgão responsável pelo licenciamento da Estraga-Parque que nada tem feito para mitigar os impactos de sua construção que desobedesse as condicionantes ambientais estabelecidas. Tampouco faz qualquer ação na região para aferir as condições de balneabilidade das águas do Rio Preto. Engraçado que por diversas vezes já vi o mesmo instituto coletando amostras da agua do rio paraíba do sul que como todos sabemos está mais do que poluído, está praticamente morto. Porque não fazem o mesmo aqui? Será pressão dos hoteleiros e comerciantes para que isso não aconteça e a verdade afaste turistas e visitantes? Fica a reflexão!

    ResponderExcluir