domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Feliz ano novo pra você! Esta deve ser a expressão mais falada do mundo na passagem do ano nas regiões em que a comemoração é feita no 1° dia de janeiro. Porém, o primeiro dia de janeiro não é motivo de comemoração em todo o planeta, pois dependendo do local, as comemorações podem ser realizadas em outras datas como fins de janeiro ou início de fevereiro, em junho, etc. Podem surgir por muitos motivos, pois não se tem notícia de que a Terra começou a girar ao redor do Sol em determinado dia.

Primeiro dia de janeiro
Simboliza o fim e o começo de um novo ciclo. É o momento dos abraços, dos desejos e das promessas. Tradição antiga é realizada com barulho dos fogos de artifício, apitos, buzinadas e gritos de alegria, e que seriam para afastar os maus espíritos.

Como surgiu

Júlio César, imperador romano foi quem implantou o 1º de Janeiro como o dia do início do ano, isto 50 anos antes de Cristo. Convencionou-se esse dia por ser a data em que os oficiais romanos tomavam posse de seus cargos.
Algumas regiões não adotaram esta norma e seguiram com o costume de usar datas de março e setembro para o começo do ano. Na Idade Média, foi determinado pela igreja o dia 25 de dezembro por ser o dia de nascimento de Jesus. O dia 1° de janeiro foi considerado pagão.
Foi somente em 1570 que o dia 1° foi restaurado como o início do ano por decisão do Papa Gregório.

Datas diferentes

Os chineses comemoram a passagem do ano no final de janeiro ou começo de fevereiro com desfiles e shows. No Japão a comemoração vai de 1° a 3 de janeiro.
A população judaica realiza sua festa de ano novo, o “Rosh Hashaná” – festa das trombetas, do meio de setembro até o início de outubro.
Os islâmicos fazem sua celebração em meados de maio, data que o profeta Maomé deixou a cidade de Meca para ficar em Medina no ano de 632.
Por isso, neste 1º de Janeiro é hora de fazer os pedidos e se agarrar aos bons fluídos para que esse novo ciclo que se inicia seja ainda melhor que o ano que se passou e traga somente boas novas. Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário