quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TURISMO NA COPA, REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS ESTÁ FORA DOS ROTEIROS

TURISMO NA COPA

Costa Verde está dentro dos roteiros; Região
 das Agulhas Negras está fora

Penedo
O Ministério do Turismo já definiu a lista de produtos e destinos turísticos que serão apresentados aos turistas estrangeiros que vierem ao Brasil assistir a Copa do Mundo de 2014. No total, a listagem tem 88 produtos e 184 destinos nacionais. O Estado do Rio de Janeiro está representado com onze destinos, incluindo Angra dos Reis e Paraty. A região das Agulhas Negras (que conta com o Parque Nacional de Itatiaia, Penedo, Visconde de Mauá, etc.) ficou fora do documento produzido pelos técnicos da pasta.


Os locais indicados pelo Ministério do Turismo estão distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) das 12 cidades-sede do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador. Os destinos foram definidos a partir de segmentos como Sol e Praia, Ecoturismo, Aventura, Esporte, Cultura, Negócios, Eventos e Gastronomia, além de estrutura para receber visitantes. Pesou ainda na escolha a distância entre o ponto turístico e a cidade-sede, neste caso o Rio de Janeiro. 

Angra dos Reis tem destaque nos segmentos Sol e Praia, Ecoturismo, Aventura e Esporte, sendo que o principal produto "vendido" aos turistas é o mergulho na Ilha Grande. Paraty surge com força no Ecoturismo, Aventura e Cultura. Entre os produtos que são apresentados está a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Outro detalhe: Angra está distante 177 quilômetros do Rio e Paraty fica a 258 quilômetros da capital.

Considerando que o Brasil é um país com dimensões continentais, as duas cidades da Costa Verde podem sentir-se privilegiadas de integrarem a lista. Mas os benefícios pela escolha vão além disso. Segundo texto apresentado no site oficial do Ministério do Turismo - que não cita qualquer um dos pontos indicados - a ideia com a lista é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. 

Mais que isso: os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é que a Embratur tenha R$ 139 milhões. O secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, também reforçou como a indicação federal pode ser benéfica em termos práticos:

- O Governo do Estado já está fazendo a promoção dessas cidades em feiras nacionais e internacionais. O objetivo é aproveitar o bom momento do Rio para alavancar o turismo no interior, aumentando o tempo de permanência do visitante e, consequentemente, a renda gerada para o estado - afirmou.
Milhões de visitantes
A estimativa dos organizadores dos jogos é que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros circulem pelo Brasil durante a Copa de 2014.
- Nossos estudos indicam que cada visitante de fora do País realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda - disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. (Com informações das assessorias do Governo do Estado e do Ministério do Turismo)

Estrangeiros devem fazer em média três viagens na Copa

Os estudos e estimativas do Ministério do Turismo para a Copa do Mundo de 2014 são animadores para o setor. Um total de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período. O trabalho foi apresentado para entidades representativas do mercado para agirem como multiplicadores da iniciativa. 

- Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda - antecipou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.
- Vamos ampliar o ganho do Brasil com o megaevento de 2014. Queremos receber bem os turistas, apresentar nossos atrativos turísticos e incentivá-los a voltar ao País o mais brevemente possível - revelou Gastão Vieira.
Visconde de Mauá
ESCALADA PARA INCLUIR REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS PODE SER PRODUTIVA
Com forte apelo turístico, a Região das Agulhas Negras ainda pode ser incluída na lista elaborada pelo Ministério do Turismo. Integrante da comissão especial do Congresso que analisará a Lei Geral da Copa (PL 2330/11), o deputado federal Deley de Oliveira (PSC) afirmou que pretende se esforçar para acrescentar a região entre os destinos turísticos preferenciais do evento. 


A luta de Deley, que deve ser encampada por empresários e políticos da região, já teve sinal verde do próprio Ministério do Turismo, que abriu a possibilidade da listagem ser aumentada. Em contato com a assessoria de comunicação da pasta, o DIÁRIO DO VALE questionou o que teria determinado a exclusão de pontos como Parque Nacional de Itatiaia, Penedo e Visconde de Mauá. A resposta obtida pode ser encarada como um sinal animador para quem vive do turismo nas cidades Itatiaia e Resende. 

- A lista foi definida com base em critérios que levam em consideração: distância até a cidade-sede; atrativos dos segmentos de sol e praia, ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia; estrutura da cidade para receber o visitante. Técnicos do Ministério do Turismo e da Embratur ainda vão trabalhar nessa seleção e a lista poderá ser ampliada - escreveu a assessoria.


O deputado, por sua vez, destacou que a inclusão das duas cidades nos destinos turísticos preferenciais para a Copa do Mundo é uma questão de justiça.

- Pelas belezas naturais, proximidade com o Rio de Janeiro e pela bela história do Parque nacional de Itatiaia, que foi o primeiro a ser constituído no país, a inclusão deve ser feita. O Congresso está de recesso, mas vamos fazer esse pedido. Vou também conversar com o Ronald Ázaro, que sempre foi um parceiro de nossa região e tem dimensão exata do que o turismo representa nestas áreas que ficaram de fora - disse Deley.


PELO RIO
Serra Fluminense, Região dos Lagos e Niterói estão entre os indicados

Na lista definida pelo Ministério do Turismo para a Copa do Mundo de 2014 o Estado do Rio aparece com 11 destinos e ao menos 11 produtos turísticos. Rio de Janeiro e Niterói são representantes do chamado Grande Rio; Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim marcam presença pela Região Serrana; Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty vem pela Costa Verde; Arraial do Cabo e Armação de Búzios são as cidades da Região dos Lagos. 

Além disso, ao menos 13 parques nacionais de todo o país estão entre os indicados pelo estudo produzido pelos técnicos do governo federal: Jericoacoara, Lençois Maranhenses, Fernando de Noronha, Chapada da Diamantina, Abrolhos, da Tijuca, da Serra dos Órgãos, da Serra do Cipó, do Iguaçu, dos Aparados da Serra, da Serra Geral, Chapada dos Veadeiros e Chapada dos Guimarães.

Um comentário:

  1. Mais uma vez nesse domingo houve um problema grave de uma alergia por mordida de uma formiga uma jovem de 20 anos teve reação alergica com dificuldade de respiração e também manchas sobre o corpo . Infelizmente o POSTO DE SAÚDE não abre aos sábados e domingos!
    Por que isso???? sábado e domingos não podemos ficar doente???
    Já era hora de existir uma UPA;felizmente alguém a levou na casa do dono da farmácia em Mauá que disse que o caso era grave e tinha que ir hospital de emergência.Por fim teve um atendimento execelente.
    Quem sabe nosso futuro vereador ou vereadora mude esta realaidade.

    ResponderExcluir