quinta-feira, 17 de novembro de 2011

GOVERNO DO RIO de JANEIRO INAUGURA PRIMEIRA ESTRADA ECOLÓGICA DA AMERICA LATINA

Asfalto-Borracha, Conhece?
O Governo do Estado inaugurou as obras de pavimentação da RJ-122, a primeira estrada com aplicação de asfalto-borracha da América Latina. No trecho de 36 quilômetros da via, que liga Cachoeiras de Macacu a Guapimirim, foram investidos R$ 62 milhões no asfaltamento, que é produto da reciclagem de pneus sem uso, com durabilidade 60% maior do que a do asfalto tradicional.


Uma usina de fabricação de asfalto-borracha, a primeira do país, teve que ser instalada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no próprio canteiro de obras, num esforço de investimento e tecnologia inédito no Brasil. “Nossa mistura, que tem 21% de pó de pneu, retirou 203 mil pneus do meio ambiente. Essa liga tem muitas vantagens. Representa redução de acidentes, porque tem 50% mais aderência, reduz os ruídos em 40% e também os custos de manutenção em relação ao asfalto tradicional, e dura mais, em média 20 anos”, comemorou o governador Sérgio Cabral.
A RJ-122 recebeu, ainda, serviços de terraplanagem, drenagem, sinalização e recuperação da vegetação do entorno. Na ocasião, o governo anunciou que outras ruas de Guapimirim serão incluídas no projeto de asfaltamento do DER, com verba de R$ 2,7 bilhões. Itaperuna, Magé e a estrada que liga Japeri a Miguel Pereira também serão contempladas com o asfalto-borracha.
O diretor de obras do DER, Ângelo Pinto, ressaltou que a implementação da tecnologia vai fazer o Rio despontar na prevenção de acidentes de trânsito e no desenvolvimento sustentável. “Não podemos mais fazer engenharia sem pensar no meio ambiente. Estamos recuperando um passivo ambiental importante e construindo uma via duradoura, que vai possibilitar a redução de acidentes”, disse.
Premiada
Pelo pioneirismo ao produzir e adotar o asfalto-borracha na rodovia estadual RJ-122, o Governo do Estado recebeu, em agosto, o prêmio de inovação e tecnologia sustentável, entregue pela Associação Internacional de Pavimentos em Borracha (Rubber Pavements Association – RPA). No dia 18 de julho, o governador Sérgio Cabral assinou decreto que estabelece a incorporação do material na pavimentação das rodovias estaduais. A decisão faz parte da política de incentivo à promoção do desenvolvimento econômico-social sustentável nas regiões fluminenses.

A durabilidade do pavimento é estimada em 20 anos. Todas as etapas do processo de produção e aplicação passam por testes de qualidade e resistência, garantindo o alto padrão de cada implantação. Por isso, o asfalto borracha tornou-se um exemplo de economia e sustentabilidade.

ESTRADA PARQUE
RJ-163 Estrada-Parque Capelinha Visconde de Mauá já esta toda asfaltada  

O turismo no Sul Fluminense viverá uma nova etapa com a conclusão, prevista para até o final do ano, da pavimentação da RJ-163, no trecho de 16 quilômetros que liga a localidade de Capelinha a Visconde de Mauá, em Resende. Além da construção da estrada-parque, o DER também está fazendo a contenção de encostas, drenagem e alargamento da pista na altura do quilômetro 27.

Por se tratar de uma estrada-parque, todos os detalhes referentes à preservação da flora e fauna locais foram cuidadosamente estudados. Segundo o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, comerciantes e proprietários de pousadas estão fazendo investimentos para atender melhor os turistas nacionais e estrangeiros que começam a fazer reservas para as festas de fim de ano e carnaval. “A região de Visconde de Mauá, com 131 hotéis e pousadas e 30 restaurantes, tem tudo para atrair pessoas em busca de tranquilidade e também praticantes de esportes radicais. Com seu ar puro e vegetação exuberante, tem excelentes opções de lazer e boa gastronomia”, afirmou.   
A principal atividade econômica de Visconde de Mauá é o turismo. A maioria dos visitantes (37,75%) é do Rio de Janeiro e depois de São Paulo (13,24%). Dos 81,53% que se hospedam nos hotéis e pousadas, 55,64% consideram os meios de hospedagem bons e pretendem retornar à região, segundo pesquisa de avaliação de turistas elaborada pelo Instituto Ideias.

FONTE: www.jornalaqui.com.br

3 comentários:

  1. Com essa reportagem ficam claras as prioridades do governo estadual e do INEA. Produzir fatos políticos que ajudem a aumentar a popularidade do governador e do seu secretario de ambiente. Fazer levantamentos estatísticos para dizer que conhece a realidade da região. Ressaltar seu compromisso com o desenvolvimento econômico de nosso estado. Enfim, produzir factóides e faturar dividendos políticos. Enquanto isso na educação pública salários aviltados, escolas caindo aos pedaços e nenhum investimento em novos estabelecimentos de ensino. Áreas nobres da cidade do RJ cercadas de segurança enquanto no restante do estado assistimos ao crescimento avassalador das milícias e das organizações criminosas. O norte fluminense continua apresentando um dos piores índices de desenvolvimento humano do país. Tudo concorrendo para proporcionar altos lucros às multinacionais e às empreiteiras que irão financiar as campanhas milionárias de seus aliados políticos.

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  2. A inauguração da RJ-122 foi em 4 de agosto de 2011: detalhes em http://bloquetesnarj151.blogspot.com/2011/08/olhem-o-asfalto-prometido-pra-rj-163-e.html

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  3. Sobre a quilometragem, era 16 km quando de terra, mas na FARSA da estrada-parque, mudaram o traçado (o que no projeto inicial não aconteceria) e diminuiu a distância, são menos de 15 km de asfalto comum com uma camada superficial de asfalto-ecológico pra manter a farsa, detalhes em http://bloquetesnarj151.blogspot.com/2011/09/fatos-e-fotos-02.html

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