sábado, 5 de novembro de 2011

TURISMO DEVE CRESCER COM ESTRADA-PARQUE


 DIÁRIO DO VALE
PUBLICADO EM 03/11/2011 

O turismo em Resende viverá uma nova etapa com a conclusão prevista, ainda para este ano, do projeto de pavimentação da RJ-163 no trecho de 16 quilômetros, que liga a localidade da Capelinha a Visconde de Mauá, distrito de Resende. Os trabalhos estão sendo realizados pelo Governo do Estado através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também faz contenção de encostas, drenagem e alargamento de pista na altura do quilômetro 27. Essas obras beneficiarão também as localidades de Maromba e Maringá.


Segundo o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, comerciantes e proprietários de pousadas estão fazendo investimentos para atender melhor os turistas nacionais e internacionais que começam a fazer reservas, principalmente para as festas de fim de ano e Carnaval.

- A região de Visconde de Mauá, com 131 hotéis e pousadas e 30 restaurantes, tem tudo para atrair desde pessoas em busca de calma e tranquilidade até esportistas radicais. Com seu ar puro e sua vegetação exuberante, traz opções para quem gosta de caminhadas, cavalgadas e muita água . As piscinas naturais e o escorrega da Maromba são alguns exemplos. Na gastronomia, os pratos à base de pinhão dão água na boca, além da pesca de trutas no Rio Preto. Não tem turista que resista - disse.

Luzia Teresa da Costa Diniz administra a Pousada Canário da Terra juntamente com seu marido Anemésio Diniz e já está investindo na sua propriedade.

- Atualmente, temos seis chalés e recebemos muitos casais do sul do país, argentinos, franceses, ingleses e americanos. Normalmente eles ficam por aqui de dois a quatro dias buscando tranquilidade, além de praticarem de caminhadas e turismo de aventura. Com a nova estrada, acabam as desistências nos períodos de chuva, já que não teremos mais lamaçal e quedas de barreiras. Estamos otimistas e já investimos na construção de uma piscina - afirmou Luzia.


A região de Visconde de Mauá fica a cerca de 190 quilômetros de distância do Rio, tem uma população de 7 mil habitantes, sua principal atividade econômica é o turismo e está localizada numa área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira, a 1.200 metros de altitude.

A maioria dos visitantes (37,75%) é do Rio de Janeiro, seguidos dos paulistas com 13,24%. O principal meio de chegar o local é o carro próprio (85,78%) e a maioria dos visitantes fica em hotéis ou pousadas (81,53%), considerados bons por 55,64% dos hóspedes que pretendem retornar à região, segundo pesquisa de avaliação de turistas do Instituto Ideias.

A pavimentação do trecho da RJ-163 elevará também a qualidade de vida da população, além de impulsionar o crescimento econômico da região. Por se tratar de uma estrada-parque, a idealização da obra necessitou de cuidados especiais por parte dos engenheiros envolvidos na concepção do projeto. Todos os detalhes que envolviam a preservação da flora e fauna locais foram cuidadosamente estudados.


FONTE:

Um comentário:

  1. Esta estrada trará mais turistas e visitantes para o entorno de V.Mauá, Maringa e Maromba, pois antigos frequentadores se deslocam para Mirantão, Santo Antônio buscando mais tranquilidade ainda... A principal vocação desta região é turistíca, desde que preservada a questão ambiental.

    ResponderExcluir