domingo, 17 de junho de 2012

SECRETÁRIO ESTADUAL DO AMBIENTE ANUNCIA DURANTE A RIO+20 A CRIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA SELADA


Em solenidade de abertura do Pavilhão do governo do estado da Rio+20 no Parque dos Atletas, Carlos Minc anunciou a criação do Parque Estadual da Pedra Selada e a implementação das Unidades de Policiamento Ambiental. 
Ao participar nesta quarta feira (13/06) da solenidade de abertura do Pavilhão do Governo do Estado da Rio+20, no Parque dos Atletas, onde representou o governador Sergio Cabral, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, anunciou a criação do Parque Estadual da Pedra Selada, no Médio Paraíba Fluminense, e a implementação das Unidades de Policiamento Ambiental.

Segundo Minc, os decretos que criam o parque e as Upams serão assinados pelo  governador Sérgio  Cabral durante a Rio+20.


“O Parque Estadual da Pedra Selada, na área da Mantiqueira, vai unir a Pedra Selada ao Parque Nacional de Itatiaia. Isto vai reforçar o ecoturismo na região. A implementação das Unidades de Policiamento Ambiental nos nossos parques estaduais, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança, também vai incrementar o ecoturismo”, explicou o secretário.

 Minc anunciou também que o governador vai assinar o decreto que institui metas de redução das emissões de carbono por setores econômicos do Rio de Janeiro.

“O Rio vai levar o seu recado. Vamos participar de debates, vamos participar das discussões. Vamos mostrar que o Rio de Janeiro tem metas de redução das emissões de carbono. A gente quer que o planeta tenha pelo menos 30% de energia renovável. Estamos convocando a todos para participar de todos os detalhes das discussões durante a Rio+20. Temos que influir para que saia daqui uma declaração sólida em prol  do meio ambiente.

Minc ressaltou ainda duas importantes iniciativas no estado: a Bolsa de Ativos Ambientas do Rio de Janeiro (BVRio) e o Polo Verde. O Polo Verde, a ser construído na extensão do campus da UFRJ, vai reunir empresas de ponta e um centro de pesquisas para estimular negócios sustentáveis. A BVRio é uma plataforma de negócios  para promover um mercado de ativos verdes no Rio de Janeiro.

Também participaram da abertura oficial os secretários estaduais de Transportes, Júlio Lopes, de Agricultura, Alberto Messias Mofati, e de Cultura, Adriana Rates, e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Mello.

Durante o evento, foi lançada a publicação Economia Verde no Estado do Rio de Janeiro, que reúne iniciativas da subsecretaria de Economia Verde da SEA, como o programa Polos Verdes e a BVRio. Ela traz também informações sobre as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, divididas por setor, como transporte, indústria etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário