sábado, 3 de setembro de 2011

FESTIVAL MAUÁ JAZZ

Se o friozinho da serra e a paisagem da região de Visconde de Mauá já sugerem um cenário romântico, imagina tendo o melhor do jazz como fundo musical. É exatamente esse o objetivo do Mauá Jazz, que começou ontem e segue até 1º de outubro, todas as sextas e sábados. Para começar, o festival recebe o músico Dudu Lima, que se apresenta novamente hoje, a partir das 22h30, na pousada Terra da Luz, em Maringá.


DUDU LIMA

Chegando à sua 6ª edição, o festival promete. Segundo o organizador do evento, Henrique Ramos, o diferencial deste ano são convidados até então inéditos no local.
- Marvio Ciribelli e Sérgio Chiavazzoli, por exemplo, nunca vieram. Quem também vem pela primeira vez é a Dilma Oliveira, uma negra maravilhosa que apresenta um estilo de samba-jazz e canta lindamente standards em estilo New Orleans - adianta Henrique, fazendo alusão à cidade americana onde surgiu o jazz.
Ele conta que o mineiro Dudu Lima, que faz os shows de abertura, acompanha, no baixo, o americano Stanley Jordan, considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Ele cita ainda as presenças de Victor Biglione e Marcel Powell, grandes músicos conceituados no jazz nacional.
- O primeiro, apesar de ser argentino, é considerado um dos melhores instrumentistas do Brasil e é recordista em número de apresentações e parcerias. O segundo dispensa apresentação, pois é filho do Baden Powell, grande violonista brasileiro - completa.
Para o organizador do 6º Mauá Jazz, o cenário é uma atração à parte. Quem subir a serra em busca de outro clima poderá curtir a boa música do local. E vice-versa. Aqueles que forem atrás do jazz, se encantarão com a paisagem da região.
- O festival acontece numa área extremamente verde, maravilhosa. E o local onde os artistas se apresentam é todo decorado com luz de velas. A casa é voltada à alta gastronomia e à boa música. A culinária é um misto da italiana com a francesa. E não pode faltar, é claro, um bom vinho - diz Henrique, animado.
Além dos serviços citados pelo organizador, o local ainda oferece hospedagem - já que se trata de uma pousada. Se após o show bater aquela preguiça de descer a serra de madrugada, a pousada oferece oito confortáveis chalés. Convidando os leitores a prestigiar o festival, Henrique Ramos garante que não vai faltar clima romântico.
- Venham todos curtir o friozinho da montanha e namorar. O grande objetivo dos lugares de Visconde de Mauá é propiciar o namoro, criar ambientes ideais para isso. São cachoeiras e muito verde para os fãs da natureza e da boa música.

Marvio Ciribelli e Sergio Chiavazzoli se apresentam pela primeira vez no festival


PROGRAMAÇÃO


Dudu Lima, que abrirá o festival hoje e amanhã, é um dos maiores músicos do jazz brasileiro atual. No repertório, o público vai ouvir canções e seus shows mais recentes, "Ouro de Minas" e "Cordas Mineiras", além de faixas de seus cinco CDs. Não poderão faltar, é claro, as composições em parceria com o americano Stanley Jordan.
Na próxima semana, dias 9 e 10, o jazz se misturará ao melhor da música brasileira. O pianista Marvio Ciribelli e o bandolinista Sérgio Chiavazzoli apresentarão, entre músicas de autoria próprias, choros clássicos, como "Tico-tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, "O corta-jaca", de Chiquinha Gonzaga, e "Noites Cariocas", de Jacob do Bandolim.
Para quem quiser curtir uma noite mais dançante, sem perder a qualidade da música, nos dias 16 e 17, estará no local o Marcus Ariel Trio Sensacional. Liderado pelo comunicador Marcus Ariel, que garante a interação com a plateia, o grupo faz uma mistura do jazz com bepop, samba-jazz e traços de bossa e choro.
Uma das atrações mais esperadas, a cantora Dilma Oliveira estará no festival nos dias 23 e 24, deixando o público boquiaberto com uma voz influenciada tanto pelas rodas de samba quanto por corais gospel. Para o 6º Mauá Jazz, Dilma trará o melhor da bossa nova, samba e jazz brasileiros.
Para finalizar, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o violonista Marcel Powell apresenta o projeto "Benção, Baden Powell", em parceria com o guitarrista Victor Biglione. O show é uma homenagem ao pai, compositor e intérprete de afrossambas, como "Canto e Ossanha", e clássicos do samba, como "Deixa" e "Cai Dentro". 

SERVIÇO 
O 6º Mauá Jazz acontece todos os fins de semana do mês, até dia 1º de outubro, sempre às 22h30, na Terra da Luz Jazz Club, na Alameda Gastronômica - Maringá, Visconde de Mauá - RJ. O ingresso custa R$ 30. Reservas e informações: (24) 3387-1545 ou (24) 3387-1306.



Nenhum comentário:

Postar um comentário