sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PARATY LANÇA INVENTÁRIO TURÍSTICO




O Inventário Turístico de Paraty foi lançado nesta Quita Feira (01/09) á tarde na Pousada Porto Imperial, no Centro Histórico. Estiveram presentes no encontro, o secretário Estadual de Turismo, Ronald Azaro, dentre demais representantes do setor de várias cidades do Estado, como Visconde de Mauá, Itatiaia e Marica.
- O levantamento disponibiliza as informações da cidade para o mundo inteiro, de uma forma bem mais organizada. Além disso, é uma forma de habilitar a cidade para receber mais recursos e produtos da secretaria Estadual - ressaltou o secretário Ronald.



Na ocasião, também foi realizado o lançamento do portal destinoparaty.com.br. Dentre os principais dados apresentados no encontro, se destacam os números da oferta turística no município - onde aponta-se que 26,55% do movimento do setor está localizado no Centro Histórico.
- O inventário é documento essencial para a realizar de próximos estudos do nosso município, principalmente para o desenvolvimento econômico. A documentação é uma excelente forma de divulgação de todas as ações que ocorrem no município, e seus atrativos locais. Temos a certeza de que o inventário só trará benefícios a Paraty - afirmou a subsecretária de Turismo, Dalva Lacerda.
O levantamento foi iniciado há pouco mais de um ano e meio pelo Instituto Idéias. O Inventário Turístico de Paraty foi concluído no começo do ano e tem como objetivo identificar atrativos turísticos no município e realizar o mapeamento de todas as zonas da cidade, de acordo com os procedimentos padrões do Ministério do Turismo. O projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTUR) e do Instituto Idéias, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Turismo e Cultura de Paraty.
Considerada pelo MTUR como município Indutor do Turismo, Paraty teve um levantamento de toda sua oferta turística, um ponto fundamental para o desenvolvimento do setor. Os atrativos naturais e culturais, a infraestrutura, as associações, o patrimônio histórico e ambiental, o comércio turístico, e todos os pontos turísticos foram inventariados. As pesquisas de campo, coordenadas pelo Instituto Idéias, foram realizadas por meio de questionários, visitas aos estabelecimentos e registro fotográfico.
Segundo informações do MTUR, a identificação da oferta de serviços e atrativos locais, além de potencializar o consumo turístico já reconhecido na cidade, será capaz de gerar o planejamento do setor e o desenvolvimento de novas atividades econômicas que contribuirão para a valorização e a intensificação do uso do patrimônio turístico, aumentando o fluxo do turismo, o tempo de permanência, o gasto médio e a circulação de moradores, visitantes e turistas.
O Ministério disponibiliza as informações de cada destino indutor contemplado com o projeto (Rio de Janeiro, Armação de Búzios, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty) no Sistema do INVTUR do Ministério do Turismo em um banco de dados especialmente desenvolvido para a recuperação na internet, criando um portal municipal de turismo no qual estarão inseridas as pesquisas, as fotografias e os vídeos dos principais atrativos e estabelecimentos.

O Inventário de uma cidade é exigência do Ministério do Turismo definida por lei, e a sua realização facilita o acesso a recursos federais. Além dos trâmites legais, o levantamento completo dos atrativos e serviços oferecidos auxilia ainda no planejamento de eventos e projetos para as cidades.



FONTE: DIÁRIO DO VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário