quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NISSAN PODE INSTALAR NOVA FABRICA EM RESENDE


O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), o prefeito de Resende, José Rechuan (DEM), o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura de Resende, Edgar Moreira Gomes, e executivos da montadora japonesa Nissan participaram dia 15 de setembro, no Palácio Guanabara, da assinatura do protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica da montadora na cidade de Resende, região das Agulhas Negras.
O evento não foi divulgado oficialmente nem pela prefeitura nem pelo governo estadual, mas o DIÁRIO DO VALE apurou que, no início de outubro, um alto executivo da montadora virá ao Brasil para o anúncio oficial. Segundo informações extra-oficiais, a fábrica deverá produzir cerca de 200 mil veículos por ano e deverá gerar, no início das operações, aproximadamente quatro mil empregos diretos.


As negociações entre a Nissan, o governo estadual e a prefeitura de Resende já eram de conhecimento público. Em 25 de agosto, um grupo de executivos da montadora esteve em Resende, onde foram recebidos pelo prefeito José Rechuan (DEM) e pelo secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira Gomes. Eles foram levados por Rechuan e Edgar a um terreno no polo industrial do município, às margens da Rodovia Presidente Dutra e perto do campus avançado da Uerj e da fábrica de bebidas Pernod Ricard, que poderá ser o selecionado para a instalação da empresa.
A visita confirma a informação dada no mesmo dia pelo DIÁRIO DO VALEque publicou a declaração do secretário estadual de Desenvolvimento, Júlio Bueno, de que uma nova empresa do setor automotivo deve anunciar sua instalação no Sul Fluminense nos próximos dias. Apesar de questionado pela reportagem, Júlio evitou confirmar que se tratava da Nissan.
- Certamente teremos surpresas importantes e agradáveis para a região na indústria automotiva. É um anúncio que o governador Sérgio Cabral (PMDB) espera fazer nos próximos dias.(...) Não posso adiantar o nome da empresa, podem ser três. Estão em curso várias negociações, vamos dar sorte em uma - despistou o secretário, na época.
Se for confirmada a instalação da fabricada Nissan em Resende, a região vai passar a contar com três empresas de peso no mercado automotivo: a francesa Peugeot Citroën, a alemã MAN Latin America e a japonesa Nissan. A coreana Hyundai terá em Itatiaia uma fábrica de equipamentos pesados, que não faz parte do setor automotivo
A Nissan, aliás, tem uma parceria com a francesa Renault, firmada em  27 de março de 1999 por Louis Schweitzer e Yoshikazu Hanawa. Essa parceria tem se revelado uma estratégia bastante positiva para as duas empresas. Só em 2006, as vendas totais da Renault e da Nissan no mundo alcançaram mais de 5,9 millhões de veículos, o equivalente a 9% do mercado.

A direção do grupo é de um brasileiro de origem libanesa, Carlos Ghosn, que tem mandato até maio de 2014 à frente da empresa.

Fonte: www.diariodovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário