quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SEBRAE E PREFEITURA DE ITATIAIA CONVIDAM PARA EVENTO DE ENCERAMENTO DAS ATIVIDADES DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE ITATIAIA


Se você é empresário ou trabalha no setor de Turismo venha participar da Palestra: Turismo em Gramado - O Brasil que dá certo! Com o Sr. Pedro Bertolucci - ex-prefeito de Gramado que acontecerá dia 6 de Dezembro as 19 horas no Clube Finlândia em Penedo.


Atualmente, 90% da economia da cidade de Gramado gira em torno do Turismo e na palestra será apresentado, passo a passo, as motivações em cada época e o papel de cada um na construção deste cenário. Uma conjugação de esforços de toda a sociedade que apostou desde cedo no turismo, quando este segmento ainda sequer figurava com expectativas de desenvolvimento ou lucratividade. Além disso, Gramado também se tornou referência nacional no quesito Gestão Pública, demonstrando o quanto é possível fazer gestão pública eficiente e eficaz, utilizando-se das melhores práticas de gestão da iniciativa privada.
 
Essa é uma oportunidade única para aprendermos com experiências exitosas no fomento da atividade turística. 



3 comentários:

  1. Aos Caros Amigos e Vizinhos da Assomar,

    Primeiramente parabéns pela informação que apresentam no blog!

    Sobre o evento da postagem, vale lembrar que a região de Visconde de Mauá tem características próprias e muito diferentes das de Gramado.
    A experiência de Gramado pode ser bem aproveitada para Penedo cujo público vem em busca de um turismo temático (Papai Noel e colônia Finlandesa). Um turismo direcionado à grandes públicos que chegam em ônibus/excursões.
    O fato de Visconde de Mauá estar localizado numa serra não o aproxima em nada da realidade de Gramado.
    Visconde de Mauá está em uma Unidade de Conservação (APA) e é Zona de Amortecimento de um Parque Nacional. Portanto como destino turístico deve se adequar a um público que busca a preservação do meio ambiente.
    Observe-se que o acesso (a estrada-parque) mesmo asfaltado não comporta grande fluxo.
    Outro fator importante é o fato desta região não ter estudos sérios, de qualidade e/ou concluídos que permitam um Planejamento e a definição de Visconde de Mauá como Produto Turístico.
    Não será uma pesquisa de Perfil de Turista realizada em um mês, como agosto por exemplo, que definirá o Perfil do Turista desta região.
    É preciso muito cuidado com as experiências exitosas no fomento do turismo. O que resulta em êxito para um destino pode resultar em um enorme erro para outro!
    De qualquer maneira sempre é bom ouvir outras experiências brasileiras no setor.
    Atenciosamente

    Domitila Bercht
    Bacharel em Turismo

    ResponderExcluir
  2. Domitila

    Concordo em tudo no seu comentário!
    Fique a vontade para fazer seus comentários.


    Cláudio Lopes

    ResponderExcluir
  3. A passagem para o mundo espiritual de Tia Maria aqui do Vale do Pavão há dez dias atrás marca para mim a transição de uma época mágica e marcante para os dias atuais incertos de " crescimento " ! Ela , Tia Dolores e Tia Sofia foram verdadeiros anjos de Luz na Terra ! Soma-se à elas Tia Helena que ainda nos dá o ar de sua graça ... Acolhimento , simpatia , alegria , amizade e elegância com simplicidade são suas marcas registradas . Valores que correm o risco de se perderem nestes tempos consumistas e materialistas de nossa " civilização ! Nos exemplificaram que o espírito precede a matéria... Em sua agradabilíssima varanda passei momentos maravilhosos e inesquecíveis junto à sua família e com alegres e entusiasmados companheiro(a)s de viagens . Regina Duarte , Flávio Venturini , Cazuza entre tantos outros famosos ou não , desceram o Vale do Marimbondo sonhando com o farto , delicioso e barato lanche caseiro regado a bom papo e alto astral ! Deveriamos nos espelhar nelas e preservar estes sentimentos e atitudes ( que não custam nada e não tem preço , só apreço ) bem como essa maravilhosa natureza de Visconde de Mauá ...

    ResponderExcluir