Asfalto-Borracha, Conhece?
O Governo do Estado inaugurou as obras de pavimentação da RJ-122, a primeira estrada com aplicação de asfalto-borracha da América Latina. No trecho de 36 quilômetros da via, que liga Cachoeiras de Macacu a Guapimirim, foram investidos R$ 62 milhões no asfaltamento, que é produto da reciclagem de pneus sem uso, com durabilidade 60% maior do que a do asfalto tradicional.
Uma usina de fabricação de asfalto-borracha, a primeira do país, teve que ser instalada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no próprio canteiro de obras, num esforço de investimento e tecnologia inédito no Brasil. “Nossa mistura, que tem 21% de pó de pneu, retirou 203 mil pneus do meio ambiente. Essa liga tem muitas vantagens. Representa redução de acidentes, porque tem 50% mais aderência, reduz os ruídos em 40% e também os custos de manutenção em relação ao asfalto tradicional, e dura mais, em média 20 anos”, comemorou o governador Sérgio Cabral.
A RJ-122 recebeu, ainda, serviços de terraplanagem, drenagem, sinalização e recuperação da vegetação do entorno. Na ocasião, o governo anunciou que outras ruas de Guapimirim serão incluídas no projeto de asfaltamento do DER, com verba de R$ 2,7 bilhões. Itaperuna, Magé e a estrada que liga Japeri a Miguel Pereira também serão contempladas com o asfalto-borracha.
O diretor de obras do DER, Ângelo Pinto, ressaltou que a implementação da tecnologia vai fazer o Rio despontar na prevenção de acidentes de trânsito e no desenvolvimento sustentável. “Não podemos mais fazer engenharia sem pensar no meio ambiente. Estamos recuperando um passivo ambiental importante e construindo uma via duradoura, que vai possibilitar a redução de acidentes”, disse.
Premiada
Pelo pioneirismo ao produzir e adotar o asfalto-borracha na rodovia estadual RJ-122, o Governo do Estado recebeu, em agosto, o prêmio de inovação e tecnologia sustentável, entregue pela Associação Internacional de Pavimentos em Borracha (Rubber Pavements Association – RPA). No dia 18 de julho, o governador Sérgio Cabral assinou decreto que estabelece a incorporação do material na pavimentação das rodovias estaduais. A decisão faz parte da política de incentivo à promoção do desenvolvimento econômico-social sustentável nas regiões fluminenses.
A durabilidade do pavimento é estimada em 20 anos. Todas as etapas do processo de produção e aplicação passam por testes de qualidade e resistência, garantindo o alto padrão de cada implantação. Por isso, o asfalto borracha tornou-se um exemplo de economia e sustentabilidade.
ESTRADA PARQUE
 |
RJ-163 Estrada-Parque Capelinha Visconde de Mauá já esta toda asfaltada |
O turismo no Sul Fluminense viverá uma nova etapa com a conclusão, prevista para até o final do ano, da pavimentação da RJ-163, no trecho de 16 quilômetros que liga a localidade de Capelinha a Visconde de Mauá, em Resende. Além da construção da estrada-parque, o DER também está fazendo a contenção de encostas, drenagem e alargamento da pista na altura do quilômetro 27.
Por se tratar de uma estrada-parque, todos os detalhes referentes à preservação da flora e fauna locais foram cuidadosamente estudados. Segundo o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, comerciantes e proprietários de pousadas estão fazendo investimentos para atender melhor os turistas nacionais e estrangeiros que começam a fazer reservas para as festas de fim de ano e carnaval. “A região de Visconde de Mauá, com 131 hotéis e pousadas e 30 restaurantes, tem tudo para atrair pessoas em busca de tranquilidade e também praticantes de esportes radicais. Com seu ar puro e vegetação exuberante, tem excelentes opções de lazer e boa gastronomia”, afirmou.
A principal atividade econômica de Visconde de Mauá é o turismo. A maioria dos visitantes (37,75%) é do Rio de Janeiro e depois de São Paulo (13,24%). Dos 81,53% que se hospedam nos hotéis e pousadas, 55,64% consideram os meios de hospedagem bons e pretendem retornar à região, segundo pesquisa de avaliação de turistas elaborada pelo Instituto Ideias.
FONTE: www.jornalaqui.com.br