![]() |
RJ -163 Estrada-Parque Visconde de Mauá |
O Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur- RJ), financiado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), avança no estado do Rio de Janeiro em várias frentes. Depois de entregar o asfaltamento da Estrada-Parque Capelinha-Visconde de Mauá, em Resende, em 2011, o Governo do Estado já licitou e contratou a empresa responsável pelas obras de revestimento, instalações e fachadas do principal projeto do programa, o novo Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana.
Orçadas em 28,5 milhões, as obras do MIS têm previsão de início para este mês e de conclusão para o ano que vem - as fundações e estrutura do prédio já vêm sendo feitas com recursos próprios do estado . A intenção é tornar o museu um ícone cultural da cidade e levar lazer e modernidade ao bairro de Copacabana.
O Prodetur conta com recursos de US$ 112 milhões do BID, com contrapartida de US$ 75 milhões do Estado. A previsão é de que todos os projetos do programa, em 23 municípios, estejam prontos até agosto de 2015.
O governo do estado também iniciou a segunda etapa das obras de construção da Estrada-Parque Visconde de Mauá-Maringá (RJ-151), entre Resende e Itatiaia, a obra, inserida no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), inclui drenagem, pavimentação, contenção de encostas e sinalização viária. A conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano. O DER deverá asfaltar em outra etapa, por meio de administração direta, o trecho entre Visconde de Mauá e a Ponte dos Cachorros.
Visconde de Mauá - Maringá Obras na RJ-151 |
Revitalização de pontos turísticos
Estão em processo de licitação pela Secretaria de Obras para começar no segundo semestre a urbanização das vilas de Maringá e Maromba, em Itatiaia.
![]() |
Vila de Maringá |
Programa estadual atua no desenvolvimento turístico de 23 municípios fluminenses
- O programa tem sido decisivo para uma série de intervenções. Ele é dividido em três grandes componentes: obras, infraestrutura e urbanização, através da Secretaria de Obras; qualificação de mão de obra, treinamento de gestores públicos municipais e o marketing para atrair ainda mais turistas, a cargo da Secretaria de Turismo; e as intervenções de natureza ambiental, de responsabilidade da Secretaria do Ambiente - explicou o coordenador executivo do programa, Vicente Loureiro.
Qualificação de trabalhadores
A Secretaria de Turismo já começou a investir no projeto-piloto de incentivo à formalização de atividades turísticas em Ilha Grande, Búzios, Visconde de Mauá e Conservatória, enquanto a Secretaria do Ambiente atua na concepção do sistema de ordenamento turístico sustentável de Visconde de Mauá e na implantação do Parque Estadual dos Três Picos. O Prodetur atua na melhoria da gerência dos produtos turísticos, aumentando a sua iserção competittiva nos mercados nacional e internacional, e promove o desenvolvimento local de forma sustentável, melhorando o acesso às localidades turísticas.
- Este programa trabalha no processo de desenvolvimento do turismo no Rio de Janeiro, qualificando o trabalhador com iniciativas como aulas de idiomas, entre muitas outras ações - afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.
O programa vai beneficiar as seguintes regiões estratégicas: Costa do Sol (Armação dos Búzios, Araruama. Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu e Cabo Frio), Costa Verde (Angra dos Reis, Mangaratiba, Parati e Rio Claro), Agulhas Negras (Itatiaia e Resende), Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu) e Vale do Café (Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Rio das Flores).
Fonte: Secretaria de Estado de Obras - SEOBRAS