A estrada Maringá-Maromba é a única via de acesso para a vila da Maromba, cachoeiras do alto de Maromba e ao vale de Santa Clara.
Nos últimos cinco anos a prefeitura de Itatiaia tem recebido diversos pedidos e reclamações para tomar providências com relação aos engarrafamentos que vem ocorrendo em Maringá e Maromba, nos feriados, finais de semana e alta temporada. Desde o final do mês de outubro o DETRA (Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itatiaia), tem feito mudanças no trânsito nas vilas de Maringá e Maromba e a três semanas o DETRA fixou placas de proibido estacionar ao longo da via no centro de Maringá e na chegada da Vila de Maromba. Alguns comerciantes não ficaram satisfeitos com a nova determinação do DETRA e a prefeitura resolveu agendar uma reunião para ouvir a opinião dos moradores e comerciantes da região.

 |
Representando a prefeitura de Itatiaia estiveram presentes na reunião; Dr. Geraldo Couto, procurador geral do município, Roberta Dias Oliveira, secretária de turismo, Nilson Neves, secretário de ordem pública, representante do DETRA , representante da Guarda Municipal e também esteve presente na reunião a vereadora Maria José e cerca de 30 moradores e comerciantes da região. |
Nesta terça-feira dia 5 de novembro as 10 horas da manhã foi realizada reunião na vila de Maringá para discutir o ordenamento do trânsito na região de Maringá e Maromba, parcela pertencente ao município de Itatiaia na região de Visconde de Mauá.
A secretária municipal de turismo, Roberta Dias de Oliveira, abril a reunião relatando aos presentes as demandas recebidas pela prefeitura das entidades representativas locais através do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e também de comerciantes e moradores da região que reclamam por soluções para o ordenamento do trânsito nas localidades de Maringá e Maromba e da importância de moradores e comerciantes participarem das associações e ajudar no fortalecimento das entidades representativas locais. Logo após o Procurador Geral do município, Dr Geraldo Couto, se apresentou aos participantes e fez um breve relato de suas observações feitas ao percorrer pela manhã as ruas no centro de Maringá, em seguida o procurador passou a palava aos moradores e comerciantes presentes, para que todos pudessem dar opiniões com relação a proibição de estacionar ao longo da via no centro de Maringá. Moradores e comerciantes relataram diversos problemas de trânsito como; engarrafamentos ao longo da via em feriados, falta de estacionamentos, horários de funcionamento de estacionamento, que fecham cedo, falta de regulamentação de horários e dias para carga e descarga, falta de um meio de transporte entre as vilas por micro ônibus. As sugestões feitas pelos moradores e comerciantes foram todas registradas pelos secretários e também pelo procurador do município.
Esperamos que prevaleça o bom censo e que todos colaborem para solução dos problemas nesta região.
Afinal, se o turismo sustentável e de qualidade é o que todos da região defendem!!!
Regras e ordenamento existem para serem respeitados.
Sustentabilidade e boa qualidade de vida não combinam com desordem.
Os comentários não representam a opinião do BLOG; a responsabilidade é do autor da mensagem.