terça-feira, 22 de novembro de 2016

ESCOLA CRIA ESPAÇO DIFERENCIADO PARA AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


A Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos, na região de Maringá-Maromba inaugura nesta quinta-feira (24), no turno da manhã, a “Sala Verde”, com o objetivo de oferecer um local apropriado para as aulas de Educação Ambiental e onde as crianças possam se socializar. A sala é um espaço alternativo na área externa da escola. Segundo a professora de Artes e Educação Ambiental, Flávia Barros, que propôs o projeto para a escola, a inspiração veio dos parklets instalados em São Paulo, que propõem criar espaços alternativos para promover uma maior interação social entre alunos, funcionários de apoio, professores, equipe diretiva, pais e amigos da escola.


domingo, 13 de novembro de 2016

Grupo SEB anuncia inauguração da Arno em Itatiaia até o final do ano




Representantes do Groupe SEB, empresa multinacional com sede na França, informaram, que vai inaugurar as novas instalações da fábrica Arno, em Itatiaia, até o final do ano. O vice-presidente de Indústria para América do Sul, Joel Autran, acompanhado do diretor de Recursos Humanos América do Sul, Patrick Mazard e o gerente de RH, Enzo Cavalcanti, estiveram visitando as instalações da fábrica, que está sendo construída no Polo Industrial de Itatiaia RJ.
Autran confirmou que as obras de construção da nova fábrica de eletrodoméstico da Arno estão adiantadas. “Estivemos visitando as obras da fabrica hoje de manhã e o Centro de Distribuição já está construído. A obra está adiantada. A parte do teto e do piso já estão prontos. O nosso plano é de ter a fábrica pronta até o final do ano”, confirmou Autran. O executivo também contou que a transferência da nova unidade da Arno será feita em um prazo de um ano. “Vamos iniciar as transferência das linhas pouco a pouco. A meta é iniciar a mudança a partir de novembro e com prazo de conclusão em novembro de 2017”, revelou Autran, acrescentando que as primeiras linhas de produção a serem transferidas serão a de ferro. “Assim que iniciarmos a primeira transferência da linha de produção vamos já começar a produzir nossos produtos já aqui em Itatiaia. O primeiro produto a ser produzido será o ferro, batedeiras, liquidificadores, ventiladores, máquina de lavar, entre outros. Também está previsto a fabricação de novos produtos a partir do próximo ano nas instalações da nova fábrica”, completou.
Já o diretor de Recursos Humanos América do Sul, Patrick Mazard, destacou que a escolha de Itatiaia para a instalação da fábrica foi devido à conexão com o eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. “O município fica em um ponto estratégico para o plano de modernização, crescimento e desenvolvimento da empresa, ficando localizado entre os três estados do país, o que garantirá um fluxo operacional otimizado e mais produtivo para a empresa. Itatiaia fazer parte de uma região industrial em plena expansão e oferecer acesso logístico diferenciado, com ligação a rodovias, ferrovias e portos, como o Terminal Intermodal”, explicou Mazard, salientando que a transferência da fábrica é uma questão de estratégica. “Onde estávamos instalados em São Paulo o local estava complicado nosso desenvolvimento do ponto de vista de logística estava sendo absorvido pela cidade e também devido ao plano de modernização das instalações. Esta transferência faz parte do plano global do Groupe SEB de desenvolvimento no Brasil que é um mercado importante. Já somos líder mundial e a nossa proposta é ter um impulso forte para ficar na liderança no país”, disse.
REDE DE FORNECEDORES
Os executivos confirmaram que será feita uma rede de fornecedores também estão nos projetos da empresa. “Estamos definindo as nossas necessidades de fornecedores. Para isso, estamos mapeando as empresas que já existem na região e depois vamos recrutar aqueles que poderão fornecer para a nossa fábrica. O que podemos afirmar por enquanto que vamos precisar de fornecedores locais em várias competências”, confidenciou Joel Autran, ressaltando que a princípio a empresa precisará de fornecedores para estamparia e de injeção de plástico.
Joel Autran / Vice-presidente de indústria do grupo SEB
NOVOS POSTOS DE TRABALHO
Com a inauguração da fábrica da Arno, em Itatiaia, novos postos de trabalhos serão abertos na região das Agulhas Negras. De acordo com Patrick Mazard, as contratações serão feitas gradativamente de acordo com as fases de implantação das linhas de produção. “Nosso compromisso é de contratação de mão-de-obra aqui na região de Itatiaia e em Resende. Por isso que teremos parceiros como o Serviço Nacional de Indústria (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Núcleo de Emprego e Qualificação (Neq) Itatiaia, além da consultoria de recrutamento do grupo Ceres. “São estes parceiros que vão nos ajudar na qualificação profissional e na contratação dos nossos colaboradores nestes dois municípios”, informou o diretor de Recursos Humanos, lembrando que a proposta é ter as melhores instalações da empresa e também dos profissionais. “É importante dizer que teremos as melhores instalações da nossa fábrica que estará em uma região estratégica e também precisamos de excelentes profissionais. Este é o ponto mais crítico e importante de nosso projeto. A nossa vontade é privilegiar o recrutamento e a formação de pessoas locais”, reforçou.
O gerente de RH, Enzo Cavalcanti, também informou que além do recrutamento de trabalhadores, o groupe SEB fará a formação profissional. “A nossa proposta é de fazer a capacitação dos profissionais que não tem todas as competências de formação para trabalhar na empresa. Por este motivo, já estamos em contato com o Senai para nos ajudar nesta formação profissional de acordo com as nossas necessidades. Temos um plano de longo prazo para desenvolver os profissionais para o futuro”, esclareceu Cavalcanti. Ele explicou que um dos setores de qualificação profissional será focado em injeção de plásticos. “Este setor será importante para ser desenvolvido nesta região do Estado. Estamos com a parceria do Senai para montar uma seção específica sobre injeção e é muito importante ter profissionais treinados, já que no nosso processo de produção industrial o plástico é importante”, completou.
Enzo revelou que na fase de inauguração serão contratados 100 trabalhadores diretos. “Nosso processo de implantação é longo e dura 12 meses. Ele será feito em fases de acordo com a implantação das linhas de produção”, revelou o gerente.


Fonte: A VOZ DA CIDADE
Imagens: TV RIO SUL
Editado por: BLOG ASSOMAR

sábado, 12 de novembro de 2016

Distribuidora Ampla muda de nome e passa a chamar Enel Distribuição Rio



As distribuidoras de energia da Enel no Brasil, Ampla e Coelce, passam a se chamar a partir de hoje Enel Distribuição Rio e Enel Distribuição Ceará. A empresa de soluções em energia Prátil agora é Enel Soluções.
Com essa mudança, que inclui nova identidade visual, logo e website, a companhia adota o posicionamento estratégico global, o Open Power.
 A Enel, empresa de energia que atua em mais de 30 países em quatro continentes, adota a partir de hoje sua marca corporativa global para as companhias do grupo no Brasil. Como resultado, as distribuidoras Ampla e Coelce, que operam, respectivamente, no Rio de Janeiro e no Ceará, passam a se chamar Enel Distribuição Rio e Enel Distribuição Ceará.  A empresa de soluções em energia da Enel, Prátil, passa a se chamar Enel Soluções. 
 A mudança faz parte da nova identidade e posicionamento globais da Enel, baseados na plataforma Open Power, que se traduz na abertura para mais pessoas, novas tecnologias, novos usos da energia e novas parcerias como pilares da estratégia e enfoque operacional do Grupo.   
 “O processo de mudança de marca é um passo importante para o Grupo no Brasil, que nos coloca totalmente em linha com a nova visão e identidade da Enel e reforça nosso compromisso de longo prazo com o país”, explica o Country Manager da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli. “Queremos ser protagonistas no mercado brasileiro de energia, atuando como uma empresa inovadora e sustentável, aberta a todos os nossos stakeholders e às mudanças pelas quais o setor está passando tanto no Brasil como no restante do mundo”, ressalta Zorzoli. 
 A nova identidade da Enel posiciona o Grupo como uma empresa moderna, flexível, responsável e capaz de liderar a transição no mercado de energia, utilizando as mudanças internas em curso para manter sua relevância global e aproveitar ao máximo as oportunidades que essa transição possa trazer. Essa estratégia também envolve a criação de sinergias mais próximas entre as subsidiárias da Enel e a adoção de uma marca única, em particular em mercados como a América Latina, onde o portfólio do Grupo inclui ativos com nomes e identidades visuais diferentes. 

 Nova marca das companhias no Brasil

Enel Distribuição Rio em substituição à Ampla, empresa de distribuição que opera em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 3 milhões de clientes.
Enel Distribuição Ceará em substituição à Coelce, empresa de distribuição que atende a quase 4 milhões de clientes no estado do Ceará.
Enel Soluções em substituição à empresa de soluções em energia Prátil. 
Enel Cien em substituição à Endesa Cien que opera uma linha de transmissão e realiza a conexão energética entre Brasil e Argentina.
Enel Green Power Cachoeira Dourada em substituição à Endesa Cachoeira, que opera uma hidrelétrica em Goiás.
Enel Geração Fortaleza em substituição à Endesa Fortaleza, uma térmica de ciclo combinado localizada no Complexo do Pecém, no  Ceará.
Enel Green Power Brasil Ltda mantém a sua marca.

Distribuição

As empresas de distribuição do grupo Enel no Brasil fornecem energia a cerca de 7 milhões de clientes nos Estados do Rio de Janeiro, por meio da Enel Distribuição Rio, e no Ceará, por meio da Enel Distribuição Ceará.
 Nos primeiros nove meses de 2016, as duas empresas aumentaram seus investimentos na rede de distribuição para melhoria da qualidade do serviço. A Enel Distribuição Ceará investiu no período R$ 333 milhões (13% a mais na comparação com o mesmo período de 2015), enquanto a Enel Distribuição Rio investiu mais de R$ 571 milhões (2% a mais do que nos nove primeiros meses de 2015).
 A Enel está investindo na modernização de sua rede de distribuição para melhorar a qualidade do serviço, adotando práticas de excelência implementadas pelo grupo em outros países em que o grupo também atua. Cerca de R$ 280 milhões estão sendo investidos na automação da rede de distribuição dos 66 municípios atendidos no Estado do Rio e em parte do Estado do Ceará.
 A iniciativa consiste na instalação de equipamentos telecomandados e de um novo sistema de gestão remota da rede. As novas tecnologias permitem identificar com maior agilidade e de forma remota falhas ocorridas na rede. Em casos de interrupção no fornecimento, é possível minimizar os impactos, reduzindo o número de clientes afetados e a duração da interrupção do serviço, por conta da maior seletividade da rede.
 Geração
No segmento de geração convencional, a Enel, por meio da Enel Geração Fortaleza, possui e opera uma usina térmica de ciclo combinado com cerca de 327 MW de capacidade instalada, localizada no Ceará.
 Em geração renovável, a Enel, por meio da Enel Green Power Brasil, opera 39 plantas com uma capacidade instalada total de 546 MW em 30 de junho, dos quais 401 MW provenientes de fonte eólica, 12 MW de fonte solar e 133 MW de fonte hídrica. Por meio da Enel Green Power Cachoeira Dourada, o grupo também  opera  uma usina hidrelétrica de 658 MW, localizada no Estado de Goiás.
 A Enel Green Power Brasil também possui 402 MW em projetos eólicos, 102 MW em projetos hídricos e 807 MW de projetos solares, conquistados em leilões realizados no passado e atualmente em execução – num investimento total de 2,3 bilhões de dólares. Deste total, a companhia está investindo cerca de 1 bilhão de dólares na construção de quatro plantas solares, incluindo as duas maiores usinas solares em construção na América Latina: Nova Olinda, no Piauí; e Ituverava, na Bahia.  

Produtos e serviços
 O avanço da geração distribuída é uma das principais revoluções em curso no setor e altera a relação tradicional entre consumidores e empresas de energia, tornando cada cliente um potencial produtor. Por meio da Enel Soluções, a companhia já atua em geração distribuída fotovoltaica no Brasil.
 Atualmente, a empresa atua em 14 estados e já desenvolveu mais de 200 projetos de energia solar, entre eles a maior planta solar do país com geração distribuída instalada em telhado, construída em São Paulo. A Enel Soluções também oferece outras tecnologias para a gestão eficiente do consumo de energia de clientes residenciais, comerciais e industriais. A companhia também está lançando no Brasil um sistema de automação e uma solução para armazenamento de energia em baterias de alta performance. Aproveitando a expertise do grupo Enel em geração renovável, a Enel Soluções vai oferecer a seus clientes a possibilidade de integrar essas duas tecnologias à geração distribuída.

Sobre a Enel                                                                                   

A Enel é uma empresa multinacional de energia e um dos principais players integrados dos mercados globais de energia e gás. O grupo Enel está presente em mais de 30 países em quatro continentes, com capacidade instalada total de aproximadamente 84 GW e uma rede de distribuição de energia e gás de cerca de 1,9 milhão de quilômetros. Com cerca de 61 milhões de clientes residenciais e empresariais no mundo, a Enel tem a maior base de clientes de energia entre seus principais concorrentes na Europa. A Enel é a maior empresa de serviços da Europa em termos de valor de mercado e está entre as líderes na Europa em termos de capacidade instalada e EBITDA reportado.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

PONTE EM MÁ CONSERVAÇÃO CAUSA ACIDENTE COM CRIANÇA EM VISCONDE DE MAUÁ

Parte do assoalho da ponte desabou causando a queda de criança



Uma criança de 10 anos de idade caiu de uma altura de quase 3 metros ao passar por uma ponte de pedestre localizada em frente a Escola Estadual Antonio Quirino, na vila de Visconde de Mauá, município de Resende RJ. Ana Clara de 10 anos estava atravessando a ponte para ir ao curso de Inglês, quando umas das tábuas do assoalho da ponte cedeu, desabando junto com a criança. Segundo Rosely Diniz (mãe da criança) relatou, que levou um grande susto, pela altura em que a criança caiu e pelo risco de ter caído nas águas do Rio Preto. A mãe ficou muito preocupada, pois muitas crianças e adultos utilizam essa ponte todos os dias. A criança passa bem, teve apenas ferimentos leves.   



PERIGO!
A ponte é suspensa por cabos de aço e assoalho de madeira, esta em péssimas condições de conservação, a ponte fica localizada ao lado do campo de futebol, sob o Rio Preto, em frente a Escola Estadual Antonio Quirino, pela localização é muito utilizada pelos alunos, crianças e por todos moradores do Lote-10, Jardim Iracema e turistas que visitam a vila de Visconde de Mauá.




Moradores da região de Visconde de Mauá esperam que a prefeitura de Resende tome providências urgentes para resolver esse problema, pois o acidente ocorrido hoje foi muito grave. Em alguns pontos a ponte tem altura de até 3 metros, uma queda nas águas do Rio Preto ou sobre as pedras do Rio seria muito grave para vitima. 

Alo prefeitura de Resende tá esperando o que?




domingo, 6 de novembro de 2016

Guarda Municipal de Itatiaia inaugura canal de atendimento telefônico ao cidadão


GUARDA MUNICIPAL CONTA COM CANAL DE ATENDIMENTO 24H. 

NÚMERO 153 JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO.




A Guarda Municipal de Itatiaia informa aos cidadãos que acaba de inaugurar um canal telefônico de atendimento pelo número 153, com funcionamento 24 horas, todos os dias, inclusive aos fins de semana. A medida é prevista na Lei 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

A nova central oferecerá acesso fácil e rápido do cidadão à Guarda na solicitação de apoio em ocorrências de trânsito e de fiscalização de posturas, além de denúncias sobre degradação do patrimônio público e presença de ambulantes em locais irregulares.

- O objetivo desse canal é agilizar a comunicação da população com a Guarda Municipal, fazendo com que o trabalho dos próprios agentes se torne mais consistente em todos os bairros de Itatiaia, inclusive os mais afastados. Teremos equipes de plantão prontas para atender os moradores, inclusive com apoio da Polícia Militar e outras forças de segurança pública quando necessário – explica Edson Bento Expedito, Comandante da Guarda Municipal de Itatiaia.

O número 153 é gratuito e a ligação pode ser feita de telefones públicos, fixos ou celulares.
 

FONTE:  Divulgação PMI


sábado, 5 de novembro de 2016

NOVA PONTE NO VALE DA SANTA CLARA JÁ ESTA PRONTA

Prefeitura de Bocaina de Minas entrega nova ponte do Trutario no vale da Santa Clara, região de Visconde de Mauá



A nova ponte foi reconstruída com vigas de aço e o piso coberto com peças de madeira. A equipe da prefeitura que realizou a obra foi comandada pelo vice-prefeito de Bocaina de Minas, o Toninho Mineiro, que se empenhou para que a nova ponte fosse construída o mais rápido possivel, evitando maiores transtornos aos moradores do vale da Santa Clara.   




No último dia 21 de outubro a Ponte do Trutario desabou, quando um caminhão da própria prefeitura de Bocaina da Minas passava pela ponte. 


Fotos: Reprodução do Facebook

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

VISCONDE DE MAUÁ CONVIDA PARA A 14ª TEMPORADA DA TRUTA

Pratos da Temporada da Truta terá como ingrediente
 Plantas Alimentícias Não Convencionais


Chef Andrew Bushee fará workshop com uso de “plantas alimentícias não convencionais”

A 14ª Temporada da Truta, que este ano acontece de 29 de outubro a 27 de novembro, promete uma quebra de paradigma ao levar à mesa a “natureza” de Visconde de Mauá. Os chefs de 25 restaurantes de Penedo e das vilas de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá utilizarão como ingredientes em suas receitas as “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, também conhecidas como PANCs.

A Temporada 2016 é promovida pela Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (MAUATUR), e se inicia com um workshop promovido pelo master chef Andrew Bushee, direcionado aos chefs de cozinhas participantes, no dia 27 de outubro no restaurante do Trutário Truta Rosa.

Formado pela Culinary Institute of America – CIA/California e atuação como chef residente do SENAC Águas de São Pedro por mais de 15 anos, Andrew ensinará técnicas de manipulação, corte, criação e preparação de receitas elaboradas com o peixe e as PANCs, bem como na harmonização com vinhos e cervejas selecionados. Após cada fase, os participantes poderão degustar os pratos que forem sendo criados.

Truta envelopada na folha de taioba com recheio de queijo cottage e azedinha.
Nhoque na manteiga com flor de alcaparra, “capuchinha”.

PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais





Nativas ou exóticas, essas plantas (frutos, folhas, flores, rizomas, sementes etc.) são as que costumamos chamar de “mato”, “daninhas” e “invasoras”, por brotarem espontaneamente entre os cultivos ou em locais onde não deveriam. Embora não as consumamos por desconhecimento, elas não apenas têm sabor agradável, como valor nutritivo comprovado.


Assim, a Truta Arco-Íris, espécie californiana cuja criação foi bem sucedida na região graças à água pura e gelada das nascentes de Itatiaia, dividirá o prato com nomes até agora pouco vistos na gastronomia, como dália de jardim, capiçoba, chicória do campo, folha de capuchinha e folha de xuxu.



Desbravando Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é um refúgio ecológico na divisa entre Rio e São Paulo. A apenas 29 km da Via Dutra, com acesso agora asfaltado, a região formada pelas vilas de Maromba, Maringá e Visconde de Mauá fica numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira, próxima ao Parque Nacional de Itatiaia.

Com uma temperatura média anual de 18°C e altura que pode chegar a 1300 metros, Visconde de Mauá se destaca por uma gastronomia que mistura a sofisticada cozinha européia e o sabor inigualável da culinária mineira. Além dos pratos à base de truta, peixe muito comum em criadouros da região, devido à pureza e baixa temperatura da água.

A rede hoteleira oferece uma infra-estrutura capaz de absorver a demanda turística e satisfazer a clientela de acordo com os mais altos padrões de qualidade. O comércio local, em especial o de artesanato, já desponta como uma atração a mais, devido à grande concentração de artistas e artesãos que buscam na região um modo alternativo de vida.

Igreja de São sebastião 


Seu relevo recortado por rios e córregos formou diversas opções de lazer, como a Cachoeira do Escorrega, um tobogã natural com 30 metros de extensão e sete de altura, terminando numa piscina natural; e o Poção da Maromba, um trampolim natural de oito metros num poço igualmente fundo. O terreno também é ideal para a prática de mountain bike, cachoeirismo, rappel, boiacross, entre outros esportes radicais. Os menos aventureiros podem apenas tomar banho de sol nas margens. Para isso, o recomendado é o Poço das Antas, uma das maiores piscinas naturais da região.

Cachoeira da Santa Clara 


Saiba mais
MauáTur: (24) 3387-1283

ITATIAIA REALIZA CONCURSO DE REMOÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


Concurso de remoção da secretaria de educação
Os professores, orientadores pedagógicos e educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itatiaia que desejarem pedir mudança de local de trabalho devem procurar as secretarias de suas escolas para preencher a ficha de inscrição, munidos de cópia do “Termo de Posse do Servidor”, até o dia 21 de novembro, quando serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação.
O concurso de remoção é aberto para os profissionais que estão em vaga provisória, desde que não tenham ingressado no último concurso ou aqueles que estejam em vaga fixa e que tenham no mínimo 3 anos, até 31/12/2016, atuando na Rede Municipal de Ensino. Não podem participar do concurso os profissionais que estiverem cedidos para outras secretarias ou órgãos públicos desvinculados da Secretaria de Educação e aqueles que foram colocados à disposição, através de relatório da Direção da Unidade Escolar.

A escolha das vagas acontecerá no dia 29 de novembro, na Secretaria Municipal de Educação, atendendo os orientadores pedagógicos e educacionais, às 8h, professores de educação infantil até o 5º ano, às 10h e professor II, do segundo segmento do ensino fundamental, às 14h. A classificação será feita de acordo com o tempo de serviço na Rede Municipal de Ensino e o desempate será por idade cronológica, priorizando o de maior idade. O candidato à remoção que na ocasião da escolha das vagas não tiver mais interesse em mudar de escola, poderá desistir e permanecer na vaga, se esta for fixa.


FONTE: PMI