Na abertura do seminário Pólita Gonçalves (Gerente de Educação Ambiental do INEA) iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todos e logo após, foi dada a palavra ao Subsecretário Executivo da SEA (Secretária de Estado do Ambiente) Luís Firmino Martins, mais uma vez falou dos investimentos em saneamento básico, construção das três estações de tratamento de esgoto (Mauá, Maringá e Maromba), e que ainda estão sendo feitas obras complementares em Marimgá e Maromba, que em breve serão inauguradas as estações de tratamento de esgoto das localidades de Maringá e Maromba , falou também que já estão sento feitos contatos junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, para que seja feito um acordo para as estações de tratamento do lado carioca receber e tratar o esgoto do lado Mineiro de Visconde de Mauá. Por fim fez um breve relato de todas as ações da Secretária de Estado do Ambiente na região de Visconde de Mauá e finalizou.
Logo após foi dada a palavra ao Sub-Secretário de Obras Vicente Loureiro, que em mais uma visita a região, enumerou os valores das obras que estão sento realizadas pelo Governo no Estado do Rio de Janeiro na Região de Visconde de Mauá, frisou que o total dos investimentos feitos nesta região, são os maiores investidos em uma única região do Estado, falou das dificuldades encontradas para execução das obras na RJ 163, por ser um projeto pioneiro de construção da primeira Estrada-Parque do Estado do Rio de Janeiro. Vicente Loureiro passou a palavra a Paulo Gustavo da Seobras, responsável pelo projeto de requalificação ambiental e turística das vilas, que exibiu no telão imagens de como ficará as vilas após as obras de requalificação, falou dos valores e da origem dos recursos para realização dos projetos nas vilas e finalizou.
Representando os prefeitos de Resende e Itatiaia, estavam presentes, Paulo Fontanezi, da Agencia do Meio Ambiente de Resende e Domingos Baumgratz Secretário de Meio Ambiente de Itatiaia.
Na parte da tarde após o almoço iniciou os trabalhos, com uma palestra sobre o tema GOVERNANÇA, em seguida o tema foi Plano Diretor dos Municípios, Ruy Saldanha Secretário de Administração de Itatiaia apresentou o plano diretor de Itatiaia, falou da necessidade de no mínimo a cada dez anos, estar fazendo revisão no plano diretor para estar sempre atualizado, alertou sobre os loteamentos clandestinos na região e suas consequências, falou também do Decreto Municipal nº1979, que congela obras e novos parcelamentos de terras e outros na parcela Itatiaia, da Região de Visconde de Mauá finalizou.
E ainda para Falar sobre Plano Diretor do Município de Resende foi dada a palavra ao Secretário de Planejamento de Resende Sr. Rafael Fonseca da Silveira, que informou que o município de Resende esta realizando atualmente uma revisão do Plano Diretor do município em uma parceria entre a PUC e PMR, que tem feito visitas a Visconde de Mauá, Lote 10 e toda região no entorno de Mauá, para aprimorar ainda mais o Plano Diretor no que se refere a Visconde de Mauá finalizou.
Veja abaixo no Link da TV Rio Sul Reportagem feita no Seminário em Visconde de Mauá.
LINK: http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_278318.asp
Segundo Dia do Seminário
Confira no link abaixo as matrizes dos fóruns de sustentabiladade, que aconteceram no segundo dia do seminário. LINK: http://www.seminariomaua.com.br/tabelaObjetivosEspecificos.pdf
EXCELENTE resumo Claudinho!Obrigado,me senti assistindo.
ResponderExcluirQue bom que boas coisas estão enfim acontecendo!
Hoje escutei na rádio CBN alguém falando sobre SUSTENTABILIDADE,disse:
"Se tivesse uma lâmpada de Aladim pediria;
Mais EDUCAÇÃO
Mais CONHECIMENTO
Mais LIBERDADE para todas as mulheres do mundo"
Eu pediria também uma ÂMBULÂNCIA EQUIPADA
e um PRONTO SOCORRO mantido pelas tres prefeituras em união.
Gostaria de apontar as seguintes informações:
ResponderExcluir- Logo após seus discursos de abertura do seminário, os srs Firmino e Vicente Loureiro se retiraram, alegando compromissos imprevistos, e seguiram para o RJ, não acompanhando mais o evento.
- Nós moradores de Itatiaia, que até temos razão de reclamar do abandono de nossa região, devemos notar que a nossa prefeitura foi o orgão público que mais se fez presente e representado, durante o seminário, com a presença de 4 secretários municipais nas discussões.
- Participei do fórum de discussões sobre Planejamento e Infra-Estrutura, e confesso ter me surpreendido pela mais absoluta ausência de representantes da MAUATUR, ACVM e AMA10. Esclareço que sou associado da ASSOMAR, o que na prática significa que foi a única associação, além do Conselho Gestor e Fundação Mantiqueira, nesse fórum.
Não havia, também, qualquer representante das secretárias e orgãos do estado nesse fórum de discussões.